Osvaldo Cruz, Domingo, 18 de Agosto de 2019

publicado em: 05/05/2016 às 18h12:

Melhor projeto para homem do campo integrou ações em OC no Prêmio Prefeito Empreendedor

Programas de Aquisição de Alimentos, Alimentação Escolar, Fortalecimento da Aproc e novos maquinários geram emprego e renda

62db7100859f03de23af026f5c1ca440.jpg

Osvaldo Cruz deve receber nesta sexta-feira, 6, o Selo do Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae-SP como o melhor projeto entre 54 cidades da região na categoria "Pequenos Negócios no Campo".

A integração de programas como os de Aquisição de Alimentos, Alimentação Escolar, Melhor Caminho (melhorias em estradas rurais), incentivo à Feira da Lua (como espaço para venda de produtos produzidos no campo) e incentivo a ampliação de culturas como Café (através de programa municipal de subsídio) foram algumas das ferramentas para o reconhecimento pelo Sebrae.

Outros destaques também foi o programa de identificação de propriedades rurais num sistema de comunicação com órgãos de segurança pública e a própria Prefeitura.

"Ainda incentivamos a parceria com a Associação de Produtores Rurais, a Aproc, na compra de maquinários, firmamos parcerias com o Governo do Estado para ampliação do programa de Micro Bacias Hidrográficas, suporte técnico juntamente com a Secretaria Estadual de Agricultura e Meio Ambiente e garantimos o escoamento da produção com conservação permanente de estradas rurais", disse o prefeito Edmar Mazucato.

Números

De 2014 até agora já foram beneficiados 75 agricultores no programa de Aquisição de Alimentos, o que representou R$ 465 mil e gerando 288 toneladas de alimentos.

Já no programa de Alimentação Escolar foram 43 agricultores com R$ 264 mil em renda e permitindo o atendimento de 5,5 mil alunos.

A Aproc (Associação de Produtores Rurais de Osvaldo Cruz) vinculou 347 produtores rurais com novos maquinários com a distribuição de 140 mil mudas de café e o assessoramento a 100 produtores rurais.

O projeto de Segurança na Área Rural  identificou 500 pontos em propriedades rurais, que agora serão catalogadas por geoprocessamento.

Também foi importante a recuperação de 23km de estradas, beneficiando 250 propriedades diretamente.

"Apoiar os pequenos e médios empreendedores com projeto e orientações é garantir meios de sustentabilidade para o nosso município", disse o prefeito Mazucato.