Osvaldo Cruz, Terça, 17 de Setembro de 2019

publicado em: 08/09/2011 às 13h06:

Santa Casa apresenta resultados após 100 dias de nova gestão

Pela primeira vez em anos é anunciado lucro no hospital

Giuliano Panvéchio (MTb.: 46.291/SP) - Assessoria de Imprensa

c7a712e085236aa639fc4d3a78004d6f.jpg

A nova administração da Santa Casa de Osvaldo Cruz apresentou nesta terça-feira, 6, resultados após 100 dias da nova gestão hospitalar.

Desde que o Ministério Público ajuizou ação contra a Irmandade da Santa Casa e as prefeituras de Sagres, Salmourão e Osvaldo Cruz, os municípios assumiram a administração do hospital e mostraram quadro comparativo à imprensa nesta semana.

Após vários anos de prejuízos acumulados, a Santa Casa anunciou lucro no mês de julho. Os números são referentes aos meses de janeiro até julho de 2011.

De acordo com relatório, mesmo assim só este ano o prejuízo é de R$ 426,5 mil. O mês de julho foi o primeiro com lucro em 2011 e que foi de R$ 13,8 mil.

Mudanças administrativas

A nova gestão do hospital começou no final de maio e tomou série de medidas administrativas, que passou pelo desligamento de médicos prestadores de serviços no Sistema Único de Saúde, demissão de alguns colaboradores e a contratação de outros.

"Quando assumimos havia 12 médicos no corpo clínico, hoje são 24 profissionais médicos e mais uma fonoaudióloga. Alguns trabalham todos os dias, outros algumas vezes por semana. Com isso, ampliamos nossas especialidades, entre as quais otorrinolaringologia e vascular e ampliamos os médicos no Pronto-Socorro. Nas especialidades até então existentes nós ampliamos e organizamos a atuação dos profissionais médicos", disse o administrador da Santa Casa, Heber Carlos Martins.

Segundo o administrador, isso fez com que o grau de satisfação e a qualidade no atendimento fosse melhor. "Também mudamos a forma de administrar. Hoje as decisões são tomadas de forma participativa e investimos na capacitação dos funcionários. Isso os motiva a trabalhar pelo hospital. Também ampliamos a contratação de colaboradores e buscamos estancar os ralos por onde o custo fixo do hospital aumentava", disse Martins.

Outras ações realizadas foram pagamentos em dia das despesas do hospital, implantação de uma ouvidoria (canal de comunicação da administração com os pacientes e familiares) e promover a integração da comunidade com a Santa Casa (o último exemplo é a pintura voluntária realizada pela Igreja Assembleia de Deus), além de ampliar parcerias para repasses políticos de verbas públicas, segundo relatório apresentado.

Futuro

O planejamento para os próximos meses prevê a ampliação do convênio Santa Casa Saúde, aumento do estacionamento, início dos serviços de tomografia, terceirização e ampliação de exames como Raio-X e ultrassom, melhorias no Centro Cirúrgico, construção de nova cozinha e reforma em quartos do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outros.