Osvaldo Cruz, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

publicado em: 31/05/2012 às 18h15:

Canalização do Valesburgo ganha parque linear

Local deve se tornar em nova área de lazer na região oeste da cidade

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

056187bdcdc957ddc03837adef283e4a.jpg

A região oeste de Osvaldo Cruz deve ganhar em breve uma nova área de lazer. As margens do córrego Valesburgo, recentemente canalizado, já começam a dar espaço a um parque linear com bancos, mesas para jogos de truco e dominó, calçadas e muito verde, ao som de pássaros e da água corrente.

O espaço, que antes era um problema ambiental e preocupava os moradores do entorno, agora passa a ser digno de cartão postal e se torna em mais uma opção para passar o tempo ao lado da natureza.

O novo parque deve ser entregue à população ainda na programação do aniversário de 71 anos da cidade, mas em data a ser definida.

Canalização

A obra está localizada no trecho de curso d’água entre a avenida Prefeito Waldemar de Oliveira Lima com rua Santa Paula, no Jardim Primavera, até as proximidades com a rua Rondon, na área urbana. O investimento de canalização chegou próximo de R$ 1 milhão.

A primeira etapa compreendeu uma linha de tubos entre a região onde está localizada a Merenda Municipal e as proximidades da avenida Waldemar de Oliveira Lima. “A primeira fase não houve problema, a Prefeitura também complementou as ações e o convênio de quase R$ 700 mil já foi pago”, explicou o prefeito Valtinho.

Segundo Martins, a segunda etapa compreendeu mais R$ 300 mil para que a tubulação chegasse até a ponte da avenida Waldemar.

“A canalização é importante para a contenção da erosão. Estava havendo um processo erosivo muito grande, comprometendo até as moradias próximas. A outra questão é a de proteger o leito do rio de contaminação externa como o lixo. A contribuição principal da obra é para a preservação do corpo d’água e do ecossistema em seu entorno geral”, explicou o engenheiro ambiental, Henri Cuba Fujita.

Crédito da foto: Daniel Torres