Osvaldo Cruz, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

publicado em: 16/02/2011 às 21h14:

Chuvas danificam tubos de galeria na via de acesso

Prefeitura encomendou orçamento para obras de recomposição dos tubos danificados

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) e Giuliano Panvéchio (MTb.: 46.291/SP) - Assessoria de Imprensa

f2e9063cd7f97e883527c090aa9e453d.jpg

As insistentes chuvas das últimas semanas danificaram as tubulações da galeria de águas pluviais localizadas sob a via de acesso Vasco Pigozzi, causando afundamento de parte da pista.

Para segurança daqueles que trafegam pelo local, as faixas de rolamento no sentido ao trevo foram interditadas na proximidade do retorno que dá acesso ao Jardim Alvorada e os carros precisam trafegar em mão dupla pela alameda Pedro Ciciliatti em frente à Escola Municipal “Rosa Ruth Ruggia Martins”.

“O problema verificado no local é que houve danificação nos tubos de condução de água devido ao estrangulamento de uma das caixas de contenção, causando um efeito dominó nas demais tubulações que estão a cerca de cinco metros de profundidade”, explicou o engenheiro Maurício da Silva, do departamento de Engenharia da Prefeitura de Osvaldo Cruz.

A administração municipal já encomendou orçamento com empreiteiras para solucionar a situação o mais rápido possível. Mas o engenheiro afirma que as obras só podem ter início com o fim do período chuvoso.

“Como as tubulações estão a cinco metros de profundidade, é necessário abrir um buraco de cerca de dez metros de cada lado para podermos ter acesso a elas e, assim, reparar os danos. Isso faria com que a vala do canteiro de obras tivesse aproximadamente 20 metros e, com chuva, os transtornos são ainda maiores”, destacou o engenheiro da Prefeitura.

Assim que as obras tiverem início (com o tempo mais firme), a previsão de conclusão dos reparos é de até 15 dias.

Chuvas

O secretário municipal de Operações Urbanas, Adelino Alves da Silva, informou que as galerias que romperam são antigas e não suportaram o volume de chuvas que caem na cidade desde o fim do ano passado e principalmente nos últimos dias.

De acordo com o secretário, para esta semana é esperado um volume importante de novas chuvas, o que prejudica os reparos no local.

A previsão do tempo dá conta de muita chuva até sexta-feira, 18, e só serão possíveis alguns reparos a partir da próxima segunda-feira, 21.

A Prefeitura pede paciência aos usuários que trafegam na via de acesso. O prefeito Valter Luiz Martins está ciente do problema e deve se manifestar nesta sexta-feira, 18. O prefeito esteve em viagem a São Paulo até quinta-feira, 17.