Osvaldo Cruz, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

publicado em: 19/08/2010 às 17h13:

Eleições 2010 exigem título de eleitor e documento com foto para votação

Nova exigência foi fixada por 'minirreforma eleitoral' de 2009

Assessoria de Imprensa - Texto: G1

6a53b9fb33f57b050b5792ab6986c298.jpg

O Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz lembra ao eleitor local que há novidade nas eleições presidenciais deste ano. Para poder votar no pleito de 3 de outubro, além do título de eleitor, ocidadão ainda terá de apresentar um documento de identificação com fotografia.

Os documentos oficiais para comprovação de identidade que serão aceitos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto.

Certidão de nascimento e de casamento não serão aceitas. Outras possibilidades, como a apresentação de cópias autenticadas de documentos, serão resolvidas caso a caso pelo mesário ou pelo juiz eleitoral.

A exigência foi incluída na minirreforma eleitoral sancionada em 2009 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O objetivo é promover maior segurança na identificação do eleitor e evitar episódios em que pessoas votam por outras, valendo-se do fato de o título de eleitor não conter foto.

O uso de telefones celulares, máquinas fotográficas e filmadoras dentro da cabine de votação também foi proibido pela minirreforma eleitoral, a lei 12.034/2009.

Segunda via

Quem perder ou tiver o título de eleitor extraviado poderá pedir segunda via do documento até 23 de setembro, em qualquer cartório eleitoral. Segundo o TSE, a reimpressão será feita na hora.

Mais informações no Cartório Eleitoral de Osvaldo Cruz, na avenida Estados Unidos, 480, Jardim das Bandeiras ou pelo telefone 3529-1511.