Osvaldo Cruz, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

publicado em: 03/08/2010 às 12h22:

IBGE dá a largada no Censo 2010 em Osvaldo Cruz

Ato oficial deu início à coleta de dados do recenseamento geral no município

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

98dbbd2a208b8539a0fedf4602490f0e.jpg

Funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deram início nesta segunda-feira, 2, à coleta de dados para o Censo Demográfico 2010 no município de Osvaldo Cruz.

Em ato oficial no gabinete, pela manhã, o prefeito Valter Luiz Martins foi simbolicamente recenseado, para marcar o lançamento dos trabalhos das equipes que já estão nas ruas da cidade e na zona rural.

Todos os domicílios devem ser visitados pelos 35 recenseadores, segundo informações do técnico do IBGE e coordenador da sub-área de Osvaldo Cruz, Rubens Pastana. Até final de setembro ou início de outubro os trabalhos devem ser concluídos na região. O resultado está programado para sair em dezembro.

“O recenseador estará trajado com um colete azul marinho com a identificação do IBGE e do Censo 2010 atrás, um crachá de identificação na frente e um computador de mão”, orienta Pastana.

Ouça a entrevista do técnico do IBGE:

FPM

Os dados coletados pelo Censo Demográfico são importantes para direcionar as ações do poder público nas esferas municipal, estadual e federal e destinar os recursos necessários para cada área.

Outro fator importante é o do montante financeiro repassado pelo governo federal, chamado de Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que varia de acordo com o número de habitantes, onde são fixadas faixas populacionais, cabendo a cada uma delas um determinado percentual.

Se acrescentar o número 3.396 a 10.188, onde começa a primeira faixa, você vai encontrar a segunda faixa populacional, situada entre 10.188 e 13.584. O município que se encontrar nesta faixa terá um coeficiente igual a 0,8. A cada 3.396 habitantes a mais, haverá uma nova faixa populacional e um aumento de 0,2 no coeficiente. Portanto, a primeira faixa atribui ao município o coeficiente 0,2, e a última, acima de 156.212 habitantes tem um coeficiente fixo, que é o maior de todos (4,0).

A estimativa populacional de Osvaldo Cruz em 2009 era de 31.461 habitantes, o que o situa na faixa do coeficiente 1,6 (de 30.565 a 37.356 habitantes).

Para o prefeito, o repasse desse recurso federal depende dos dados coletados pelo Censo e, por sua vez, o IBGE depende que a população repasse informações seguras.

“Se a gente não informar os dados seguramente, poderemos nos prejudicar muito porque, com esse recurso, podemos colocar mais remédio no Posto de Saúde, podemos atender melhor a área social, a educação. Ou seja, o município precisa muito que a população se engaje nesta movimentação”, solicita Valtinho.

Ouça o prefeito:

Central

A central do IBGE em Osvaldo Cruz está situada na rua Rodolfo Zaros, 164, no Centro Cultural Maria da Conceição de Arruda Villaça e o telefone, para mais informações, é o 3529-1212.