Osvaldo Cruz, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

publicado em: 04/11/2015 às 09h16:

Índices comprovam: Osvaldo Cruz está entre as melhores cidades brasileiras

Revista Isto É e Tribunal de Contas avaliaram Osvaldo Cruz em comparativos oficiais

dd0665d33e31a064264fc4083918a21b.jpg

A Revista Isto É e o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo reconheceram em duas avaliações diferentes a qualidade de vida para os cidadãos locais e a eficiência da administração municipal de Osvaldo Cruz.

A primeira avaliação vem do Tribunal de Contas do Estado, que divulgou o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).Osvaldo Cruz alcançou a nota B+ (considerada como muita efetiva) no emprego dos recursos públicos.

Realizada pela primeira vez, a avaliação do Tribunal de Contas leva em consideração indicadores de 2014.Com uma metodologia semelhante aos resultados divulgados pela revista IstoÉ, o TCE inclui Osvaldo Cruz entre as melhores cidades no quesito “Execução do Orçamento”.

“Os resultados dessa avaliação mostram que nosso governo está sendo eficiente na gestão dos recursos públicos e no empenho de cada servidor da Prefeitura”, comentouo prefeito Edmar Mazucato ao mencionar ainda que isto reflete para a população como oportunidades de crescimento socioeconômico e qualidade de vida.

Comparando com as melhores cidades

A avaliação de eficiência do emprego do dinheiro público em Osvaldo Cruz está relacionada ao índice divulgado em setembro pela Revista Isto É no anuário “As Melhores Cidades do Brasil”, organizado pela Austin Consultoria.

Entre as 5.565 cidades brasileiras, Osvaldo Cruz ficou na posição número 498. Entre os municípios com até 50 mil habitantes, a cidade ocupa o posto 118.

O que foi preponderante para que o município conseguisse a avaliação foi o item “comércio exterior”, onde Osvaldo Cruz está na 28ª colocação entre municípios com até 50 mil habitantes.

A Revista Isto é utilizou critérios ligados às áreas fiscal, econômica, social e digital e utilizou dados de relatórios enviados pelos municípios à Secretaria do Tesouro Nacional e disponibiliza o ranking completo através do endereço www.melhorescidadesdobrasil.com.br

Índice do Tribunal de Contas do Estado

Nenhuma cidade paulista conseguiu na média geral o conceito A. A nota mais alta entre os municípios paulistas foi B+, entre os quais está Osvaldo Cruz.

A avaliação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo levou em consideração não só os indicadores financeiros, mas também a qualidade dos serviços públicos e o quanto as Prefeituras conseguem atender às demandas da população. A gestão foi avaliada nas áreas da Educação; Saúde; Planejamento; Gestão Fiscal; Meio Ambiente; Proteção dos Cidadãos; e Governança da Tecnologia da Informação (TI).Na Educação, Osvaldo Cruz recebeu nota A (altamente eficiente). Os setores de Planejamento, Meio Ambiente obtiveram conceito B+ (muito efetiva). Na Saúde, Gestão Fiscal e Gestão de Cidade nota foi B (gestão efetiva) e houve conceito C em Gestão Governamental de Tecnologia da Informação (T.I.) (considerado em fase de adequação). Na média geral o índice foi B+.

Segundo o Tribunal de Contas, os itens apurados resultaram em demonstrativos de eficiência e eficácia que servirão aos prefeitos e vereadores como valioso instrumento para correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento.

O que é o índice do Tribunal de Contas?

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo realiza anualmente, por sua divisão AUDESP, o processo de apuração dos indicadores finalísticos destinados a compor o Índice de Efetividade da Gestão Municipal, instrumento que mede a correspondência das ações dos governos às exigências das comunidades, inicialmente em sete especialidades:

• Planejamento

• Gestão Fiscal

• Meio Ambiente

• Proteção dos Cidadãos

• Governança da Tecnologia da Informação

Para chegar aos resultados, o Tribunal de Contas usa a combinação dos seguintes itens:

• Dados governamentais;

• Sistema Audesp;

• Informações levantadas a partir de questionários preenchidos pelas prefeituras.

A nota geral de Osvaldo Cruz – B+ - representa queo IEGM do município esteve entre 75% e 89,99% da nota máxima.