Osvaldo Cruz, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

publicado em: 26/06/2012 às 16h06:

Judiciário inaugura Centro de Conciliação no antigo Fórum

Objetivo da unidade é tentar acordo entre as partes conflitantes antes do início de um processo judicial

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) e Giuliano Panvéchio (MTb.: 46.291/SP) - Assessoria de Imprensa

a439d91796ddcbc26685324bbc3d7636.jpg

O Poder Judiciário do Estado de São Paulo inaugurou nesta segunda-feira, 25, em parceria com a Prefeitura de Osvaldo Cruz, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) local, no prédio que abrigava o antigo Fórum.

A unidade deve servir para que conciliadores e mediadores devidamente preparados trabalhem para mediar conflitos de fácil resolução. “A resolução de conflitos já era feita no Fórum, mas o Cejusc será tido como um ponto específico para esses trabalhos”, explica o juiz de Direito da comarca de Osvaldo Cruz, Edson Nakamatu.

Para o juiz, o novo local apresenta maior estrutura e melhor organização. “Com isso, a população terá um melhor atendimento, especializado, com mediadores capacitados e treinados para esse fim”, acrescenta Nakamatu, ao mencionar ainda que os processos que realmente precisarem de intervenção judicial correrão mais rapidamente.

Quase todos os tipos de situações serão intermediadas pelo órgão, já que a cessão de recursos de pais para o sustento de filhos está com o processo de integração à Cejusc em andamento. Para atendimento junto à nova unidade, não é necessária a contratação de um advogado, a menos que a situação tratada o exija.

“O Cejusc abrange os setores processual, pré-processual e de cidadania. Desta forma, a unidade deverá tentar um acordo com as partes antes de iniciar um processo judicial. Os processos que já estiverem correndo no Fórum local serão encaminhados para cá a fim de resolver da melhor maneira o problema entre as partes”, informa a escrevente-chefe Renata Peres Barretto Mesquita ao relatar que o objetivo principal da organização é evitar custos processuais, como ocorreria no caso de um julgamento regular, trazendo economia.

Osvaldo Cruz é uma das primeiras cidades a instituir o serviço, sendo que as outras localidades no estado que aparentam ter um sistema deste tipo apresentam um tamanho reduzido no fornecimento do atendimento.

O Cejusc atende de segunda a sexta-feira das 9h às 19 horas no prédio do antigo Fórum, na praça Hermínio Elorza. Mais informações pelo telefone (18) 3529-2969.

Crédito da foto: Daniel Torres