Osvaldo Cruz, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

publicado em: 16/05/2011 às 10h00:

Nota de esclarecimento - Aterro municipal

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

2916b57b9e7440b82b69da5e13b03965.jpg

O aterro municipal em valas de Osvaldo Cruz foi considerado irregular de acordo com o último relatório divulgado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), obtendo nota 5,2, numa avaliação que vai de zero a dez, dentro do Índice de Qualidade de Tratamento de Resíduos (IQR) para o ano de 2010.

Segundo informações do diretor de Projetos e Meio Ambiente, da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Henry Cuba Fujita, tal avaliação deve-se ao fato de que no período de vistorias o referido local se encontrava em processo de adequação às orientações repassadas pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb).

A secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Osvaldo Cruz esclarece que após as vistorias da Cetesb, a adequação foi concluída e a situação regularizada de acordo com as normas estabelecidas pelo órgão, com a abertura de valas e a disposição correta dos resíduos, posteriormente aterrados.

Todo processo de adequação foi realizado sem haver a necessidade de assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público.

Cabe esclarecer, ainda, que a nota do IQR do aterro municipal em valas de Osvaldo Cruz somente será alterada pela SMA no próximo ano, após nova vistoria e a divulgação de um novo relatório.