Osvaldo Cruz, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

publicado em: 24/11/2011 às 09h43:

Novas conselheiras tutelares tomam posse

Mandato é para triênio 2011 a 2014

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

b290736be0639c759d7161e07ef0ca08.jpg

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Osvaldo Cruz deu posse nesta segunda-feira, 21, às novas conselheiras tutelares que atuarão na cidade até novembro de 2014.

Tomaram posse Paula Monteiro Baggio, Érika Aparecida Lourenção, Suzana Vitória Alves e Eveline Aparecida Contelli, eleitas em processo seletivo. Gislaine Ferreira Decúrcio, que fez parte da equipe anterior, foi reconduzida ao cargo.

“A partir de agora, as novas conselheiras são pessoas que terão o papel de ser porta-voz da comunidade”, indica a presidente do Comdica, Vera Lúcia Seviero Morales.

Segundo a presidente do órgão, a função do Conselho Tutelar é zelar por crianças e adolescentes que foram ameaçados ou que tiveram seus direitos violados, com base no que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“O Comdica delibera as políticas dos direitos da criança e do adolescente, garantindo os direitos delas por meio de projetos e políticas públicas. Já o Conselho Tutelar acompanha as famílias e garante os direitos da criança e do adolescente diretamente com eles, também trabalhando os seus deveres junto à sociedade”, reforça Vera Morales.

Para se tornar conselheiro tutelar, o candidato deve ter o segundo grau completo e passar por um processo seletivo composto de pelo menos três etapas: prova escrita, eleição (por meio de voto de entidades representativas) e entrevista no Comdica.

“A nossa expectativa é desenvolver um bom trabalho com as crianças e adolescentes de nossa cidade a fim de que seus direitos sejam preservados”, revela Érika Lourenção, uma das novas conselheiras tutelares eleitas e empossadas nesta segunda-feira.

A população pode acionar o Conselho Tutelar nos telefones (18) 3528-3636 ou 9723-1918. “Em caso de qualquer violência contra crianças e adolescentes, comercialização de álcool e drogas a menores, abuso sexual, entraremos em ação”, dispara Vera Morales.