Osvaldo Cruz, Segunda, 22 de Julho de 2019

publicado em: 30/07/2010 às 11h05:

OC recebe jovem intercambiário da Alemanha

Na segunda-feira, 2, alemão retorna para seu país. Amigo osvaldocruzense vai para lá em dezembro

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa (Com informações do Jornal Cidade Aberta)

8057304ba94355426126d9f81c972afb.jpg

Osvaldo Cruz é uma das cidades da Nova Alta Paulista que mais recebem jovens intercambiários de outros países e, consequentemente, uma das que mais enviam jovens para o programa de intercâmbio cultural do Rotary Clube.

O alemão Aike Jan Docter, de 16 anos, é um exemplo entre os jovens que se instalam em Osvaldo Cruz para conhecer a cultura da cidade e aprender um pouco mais da língua portuguesa.

Vindo da cidade de Emden, no estado alemão da Baixa Saxônia (com aproximadamente 51,3 mil habitantes e fundada em meados do século VIII), Aike está hospedado na casa da família do advogado Marcelo Decúrcio, onde tem aprendido sobre o Brasil e a cultura da comunidade local.

Amizades

Em um bate-papo num dos jornais impressos da cidade, Aike se mostrou feliz por estar em Osvaldo Cruz. O amigo brasileiro, Felipe Decúrcio, conta que o alemão gostou muito da cidade. “A primeira coisa que ele percebeu é que nossa cidade é mais quente do que a dele”, disse Felipe.

A adaptação de Aike a Osvaldo Cruz foi rápida e os hábitos culturais diferentes não foram empecilhos. “Ele (o Aike) é um cara super tranquilo e se acostumou muito bem com os nossos hábitos”, conta Felipe.

Além da amizade com a família de Felipe, Aike também conheceu várias pessoas durante os meses que aqui está em Osvaldo Cruz. “Os meus amigos adoraram conhecer o Aike”, disse.

Na manhã de 30 de junho, Aike visitou o prefeito Valter Luiz Martins e a primeira-dama Marilza Cavallini Martins, no gabinete, acompanhado de Felipe e do advogado Marcelo Decúrcio, do ex-governador do Distrito 4510, Alonso Campoi Padilha Júnior e Francisco Beduschi, do Rotary Clube Osvaldo Cruz.

Partida

O jovem alemão deve ir embora na próxima segunda-feira, 2 de agosto. Em dezembro é a vez de Felipe Decúrcio embarcar para a Alemanha e deverá ficar naquele país pelo mesmo período. “Estou animado e espero que essa experiência em outro país seja boa e possa me ensinar muito”, finaliza Felipe.

Ouça a entrevista de Felipe Decúrcio sobre a experiência do programa de intercâmbios do Rotary Clube: