Osvaldo Cruz, Segunda, 22 de Julho de 2019

publicado em: 08/11/2011 às 12h25:

Osvaldo Cruz adere ao SIL

Cidade começa a se adequar ao Sistema Integrado de Licenciamento

Giuliano Panvéchio (MTb.: 46.291/SP) - Assessoria de Imprensa

e33cc369649e8b6ada0dd47a78761945.jpg

Durante a 6ª edição do Acelera SP, realizada nesta sexta-feira, 4, em Osvaldo Cruz, o município assinou termo de adesão ao Sistema Integrado de Licenciamento (SIL). Com o acordo, a cidade começa a se adequar para integrar ao SIL, que disponibiliza a micro, pequenos e médios empreendedores um serviço unificado para obtenção de licenças para o funcionamento de suas atividades econômicas.

Após registro na Jucesp e inscrição no CNPJ, o SIL abre a solicitação de licenciamento que é submetida aos órgãos envolvidos no processo (Centro de Vigilância Sanitária, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros e Prefeitura). Após a análise de baixo ou alto risco do negócio, o SIL consolida o tempo médio de resposta de todos os órgãos, disponibilizando um placar geral de atuação de cada um deles.

“Queremos ampliar o número de municípios integrados ao sistema para facilitar ainda mais a vida de quem pretende abrir negócio em São Paulo. Há estudos bem avançados para que novas facilidades sejam oferecidas pelo Governo do Estado para as empresas”, afirma o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa.

Ao final do processo, o SIL emite o Certificado de Licenciamento Integrado, que contém a licença de todos os órgãos, além dos respectivos prazos de validade, condições e restrições impostas. O certificado é sempre atualizado, via internet. A obtenção do certificado pelo SIL torna desnecessária a apresentação física dos documentos, fazendo com que se reduza o tempo de registro de uma empresa, desburocratizando o processo. O SIL funciona pelo site www.sil.sp.gov.br.