Osvaldo Cruz, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

publicado em: 07/10/2010 às 12h56:

Osvaldo Cruz decreta ponto facultativo na segunda, 11

Repartições públicas municipais estarão fechadas. Serviços básicos atendem normalmente

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa - Colaboraram: Luiz Arana (Jornal Destaque), A12 e Wikipédia

39fb65c4b07477b500222504bed7f3d7.jpg

O prefeito Valter Luiz Martins decretou nesta quinta-feira, 7, ponto facultativo na próxima segunda-feira, 11, véspera do feriado nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil (12 de Outubro), no município.

Desta forma, as repartições públicas municipais, assim como as estaduais e federais, estarão fechadas naquela data e reabrirão somente na quarta-feira, 13.

Serviços essenciais, como atendimentos da Saúde e ambulâncias, coleta de lixo e creches, funcionam normalmente na segunda-feira. Apenas na terça, dia do feriado nacional, a coleta de lixo não será realizada.

Escolas

Alunos das redes municipal e estadual de Educação estão dispensados das aulas nos dias 11 e 12, segunda e terça-feiras respectivamente.

Na sexta-feira, 15, dia do Professor, também não haverá aula nas redes municipal, estadual e particular de ensino por constar previamente no calendário escolar.

Bancos

Com o movimento grevista que atinge as agências bancárias em todo o país, ainda não se sabe como deve ser o funcionamento dos bancos em Osvaldo Cruz. Com a ocorrência da greve, provisoriamente não há atendimento interno ao público. Apenas os caixas eletrônicos (autoatendimento) funcionam no horário de expediente.

Segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o calendário regular prevê que as agências bancárias permanecem fechadas para atendimento ao público em todo o Brasil em dia de feriado (neste caso, 12 de outubro, terça-feira). Na véspera do feriado (neste caso, segunda-feira, 11), o atendimento previsto é normal.

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês com vencimento no dia 12 poderão ser pagos no próximo dia útil (quarta-feira, 13), sem incidência de multa. Os tributos normalmente já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados federais, estaduais e municipais.

Comércio

Já o comércio de Osvaldo Cruz funciona normalmente na segunda-feira, das 9h às 18h e permanece fechado.

Na quarta-feira, os estabelecimentos comerciais da cidade voltam a atender no horário normal, das 8h às 18h.

Festa religiosa

Fiéis de todo o país se preparam para comemorar em 12 de outubro o dia da Padroeira do Brasil. Em Osvaldo Cruz, a programação organizada por católicos da cidade envolverá quermesses, carreata e a tradicional procissão.

No sábado, 9, a paróquia de São José e o Santuário de Nossa Senhora Aparecida preparam uma quermesse que acontecerá no salão paroquial, ao lado da Igreja Matriz. Já no domingo, 10, haverá a Tarde Sertaneja a partir das 11 horas.

No dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida, uma carreata sairá da rotatória do Cristo às 9 horas, seguindo até a avenida Presidente Roosevelt, onde haverá terço em louvor à Padroeira.

Às 17 horas uma procissão deve sair da Igreja Matriz e seguir até o Santuário. Logo após, será realizada missa campal e as festividades serão encerradas com uma quermesse no local.

Desde o dia 28 de setembro, os fiéis têm realizado novena em louvor à padroeira do Brasil. O encontro será realizado até esta sexta-feira, 8, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Bela Vista.

A Padroeira

Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida é um título católico dedicado a Maria, mãe de Jesus Cristo.

A sua história tem o seu início em meados de 1717, quando chegou a Guaratinguetá a notícia de que o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais.

Desejosos de presenteá-lo com o melhor pescado que obtivessem, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul.

Depois de muitas tentativas infrutíferas, descendo o curso do rio chegaram a Porto Itaguaçu, a 12 de outubro. Já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa apanhou a cabeça da imagem. Envolveram o achado em um lenço. Daí em diante, os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores.

Foi no dia 31 de maio de 1931 que Nossa Senhora foi proclamada Rainha e Padroeira do Brasil, em cerimônia solene com a presença do presidente da República, Getúlio Vargas.

A devoção do povo brasileiro a Nossa Senhora é grande e se espelha por todo Brasil.

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (o maior templo mariano do mundo), localizado na cidade paulista de Aparecida, no Vale do Paraíba, acolhe todos os dias peregrinos que vêm de muito longe para ficar alguns segundos ao lado da imagem da santa.

Crédito da foto: A12