Osvaldo Cruz, Segunda, 22 de Julho de 2019

publicado em: 12/05/2011 às 19h06:

Prefeito cobra do Estado investimentos na segurança em OC

Reforço de pedidos foi feito em encontro com o secretário de Segurança Pública em Araçatuba

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

79902524febc91dd6c05b8690df90d04.jpg

Na quinta-feira da semana passada, dia 5, o prefeito de Osvaldo Cruz, Valter Luiz Martins, esteve em Araçatuba para acompanhar a visita do governador Geraldo Alckmin e comitiva à região Noroeste do Estado e, na oportunidade, reforçou cobrança ao secretário de Estado da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, sobre investimentos para o setor no município.

Entre os assuntos tratados com o secretário estavam a construção da nova sede da 3ª Companhia da Polícia Militar, que deve ser instalada em terreno no cruzamento da avenida Felipe Carmona com a rua Rodolfo Zaros.

“Sobre o assunto, ele (secretário) me disse que já foi despachado e será liberado para a construção. Agora, só dependemos do orçamento da secretaria para sabermos em que data será liberado, mas o projeto já foi aprovado, inclusive o cronograma físico-financeiro e só depende agora da liberação e assinatura do governador. Faremos um apelo a ele no dia em que vier a Osvaldo Cruz”, comentou o prefeito Valtinho.

Em Araçatuba, o governador e o secretário da Segurança Pública participaram da entrega do helicóptero Águia 12, da Polícia Militar, que será utilizado para diligências aéreas em toda a região Noroeste do estado.

Aumento de efetivo e operação delegada

Outro ponto discutido com o secretário Antônio Ferreira foi o aumento do efetivo policial militar.

Segundo Valtinho, a Prefeitura enviou um projeto de Lei à Câmara para permitir que o município estabeleça parceria com o governo do Estado autorizando a chamada ‘Operação Delegada’, que permite policiais militares a trabalharem para a Prefeitura nas horas vagas.

“Mas eu deixei bem claro ao secretário que só faremos isso desde que a secretaria de Segurança Pública cubra os ‘clarões’ que existem em nosso município, pois há ‘buracos’ no efetivo. Não é justo que o município invista em segurança se o Governo não cumprir com o papel dele. E o secretário concordou, se comprometeu em aumentar o efetivo e autorizou a possibilidade de convênio para a Operação Delegada”, pontuou Martins.

Videomonitoramento

Um terceiro assunto esteve na pauta de conversa entre o prefeito osvaldocruzense e o secretário de Estado: o videomonitoramento.

O projeto também havia sido discutido durante audiência na secretaria, em São Paulo, na companhia do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), no início do mês, e a Prefeitura havia se comprometido em elaborar um projeto, com aval do capitão PM Nivaldo Terra, comandante da 3ª Companhia da PM e do delegado Marcelo Marques Silva Lemes, da Polícia Civil local.

“Se for um projeto que custa muito, nós poderemos fazê-lo por etapas, em parceria com o Estado”, ressaltou o prefeito.

No primeiro trimestre a Prefeitura instalou uma câmera no alto de um edifício na avenida Brasil em caráter experimental. O projeto com os prováveis pontos de instalação do sistema de videomonitoramento da cidade está em fase de elaboração.

Guarda municipal

Questionado sobre a criação de uma Guarda Municipal, em entrevista coletiva na última segunda-feira, 9, o prefeito Valter Martins descartou a possibilidade. Segundo ele, o convênio com o Estado para Operação Delegada supre as necessidades locais.

“Para a Guarda Municipal teríamos que contratar pessoas para treinamento, comprar equipamentos, armas, legalizar, fazer concurso público para um determinado número de homens, sendo que, com o convênio, podemos ter esses homens na rua já treinados, preparados, com toda a estrutura do Governo, veículos, armas e nós só vamos pagar. Eu vejo muito mais eficiência na Operação Delegada, sem a necessidade da Guarda Municipal”, justificou.

Crédito da foto: Pedro Afonso / Jornal Cidade Aberta