Osvaldo Cruz, Domingo, 18 de Agosto de 2019

publicado em: 20/03/2012 às 18h58:

Prefeitura conclui recuperação da canalização do Valesburgo

Empreiteira responsável pela obra reinstalou placas de concreto e plantou grama nas encostas

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

add98514fe1ae79e319a41ffaed70dc1.jpg

A Prefeitura de Osvaldo Cruz concluiu nesta semana a recuperação do trecho de canalização do córrego Valesburgo que havia sido danificado após a queda de placas de concreto da estrutura do local por conta das chuvas do fim de janeiro.

A Prefeitura havia notificado a empresa Demop Participações Ltda. após verificar os danos no fundo de vale localizado nas proximidades da avenida Prefeito Valdemar de Oliveira Lima, na região da Santa Casa e pediu a imediata recuperação da obra como condição para o pagamento dos serviços.

No início de março, o prefeito Valter Luiz Martins veio a público e esclareceu que devido ao problema a empresa foi notificada no sentido da necessidade de refazer o serviço. “Quero dizer que nenhum centavo da segunda fase da canalização do córrego Valesburgo foi pago à Demop, que concordou e vai refazer novamente o trabalho. Também notificamos o DAEE [Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Recursos Hídricos, com quem o município celebrou o convênio] no mesmo sentido e estamos aguardando as providências”, declarou o prefeito na ocasião.

Houve necessidade de um cuidado maior quanto às encostas com o plantio de árvores naquele fundo de vale para que não ocorra novamente o problema.

A canalização

A obra está localizada no trecho de curso d’água entre a avenida Prefeito Waldemar de Oliveira Lima com rua Santa Paula, no Jardim Primavera, até as proximidades com a rua Rondon, na área urbana. O investimento chegou próximo de R$ 1 milhão.

A primeira etapa compreendeu uma linha de tubos entre a região onde está localizada a Merenda Municipal e as proximidades da avenida Valdemar de Oliveira Lima. “A primeira fase não houve problema, a prefeitura também complementou as ações e o convênio de quase R$ 700 mil já foi pago”, explicou o prefeito Valtinho.

Segundo Martins, a segunda etapa compreendeu mais R$ 300 mil para que a tubulação chegasse até a ponte da avenida Valdemar.

“A canalização é importante para a contenção da erosão. Estava havendo um processo erosivo muito grande, comprometendo até as moradias próximas. A outra questão é a de proteger o leito do rio de contaminação externa como o lixo. A contribuição principal da obra é para a preservação do corpo d’água e do ecossistema em seu entorno geral”, explicou o engenheiro ambiental, Henri Cuba Fujita.