Osvaldo Cruz, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

publicado em: 19/04/2012 às 13h13:

Prefeitura inaugura série de obras e projetos neste fim de semana

PSF, inclusão digital e implantação de praça na vila Cavaru fazem parte da pauta de inaugurações

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

111135b9854718fde1288c9265149dc3.jpg

A Prefeitura de Osvaldo Cruz tem uma série de inaugurações em diversos pontos da cidade marcada para este fim de semana.

A sexta-feira, 20, começou com a inauguração da unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) “Paschoal Fresca”, construído na rua Guarantã, Jardim Santa Tereza, às 8h30. O local, erguido em parceria com o Governo Federal, pretende atender a 1,3 mil famílias da região sudoeste da cidade.

“As dimensões desta obra ultrapassam Centros de Saúde de várias cidades. A construção deste PSF custou R$ 320 mil, sendo R$ 250 mil provenientes de emenda parlamentar do deputado federal José Mentor [PT] e outros R$ 70 mil de contrapartida do município”, ressaltou o prefeito Valter Luiz Martins, ao anunciar o investimento de mais R$ 130 mil na compra de equipamentos e móveis para o PSF.

“Vemos que os recursos que o Governo Federal propicia através das emendas dos deputados, como a de R$ 250 mil que destinei para cá, se transformam em obras tão valiosas como essa [PSF do Jardim Santa Tereza] porque aqui não é a questão do dinheiro investido, mas o serviço que será prestado à comunidade”, destacou José Mentor, presente na inauguração desta sexta-feira.

Inclusão Digital

Na sequência, às 10h30, foi inaugurada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Dr. Getúlio Vargas” a implantação do sistema de inclusão digital com lousas digitais e equipamentos eletrônicos, que beneficia duas escolas municipais da Rede Municipal de Ensino (EMEFs “Dr. Getúlio Vargas” e “Max Wirth”) e a Faculdade Municipal “Profª. Vanda Bastos”.

O projeto contempla lousas eletrônicas e também equipamentos de computadores e notebooks para os alunos. “A lousa digital vai permitir que os alunos consigam trabalhar interagindo online e o caderno será substituído por um pen-drive”, adiantou Valtinho ao dizer que o sistema será estendido ao uso da comunidade fora do horário de aulas.

“É um programa novo, moderno, que Osvaldo Cruz é uma das primeiras cidades a entregar para a população”, complementa o prefeito.

A implantação do sistema teve investimento de R$ 300 mil, sendo R$ 200 mil de emenda parlamentar também do deputado petista José Mentor e outros R$ 100 mil do município.

Comunidade Integrada

A vila Cavaru ganhou neste sábado, 21, o segundo Centro de Informática do programa Cidade Digital “Comunidade Integrada”. O primeiro foi inaugurado em janeiro do ano passado na vila Esperança.

O espaço faz parte de um projeto que visa levar inclusão digital às comunidades carentes do município.

Instalado na rua Hans Klotz, 1.595, no Centro de Capacitação “José Leão Bicalho” (antiga Panificação Municipal), o Centro de Informática da vila Cavaru conta com internet gratuita e quatro computadores. Voluntários da própria comunidade são responsáveis pela organização do tempo de uso de cada computador, pela manutenção do local e dos equipamentos.

“Entregamos na presença do deputado estadual Adilson Rossi [PSC], mais esse benefício para a comunidade da vila Cavaru e de outras circunvizinhas, aliado também com a oferta de cursos de cabeleireiro, corte e costura, pintura, entre outros programas em parceria com o SOS que estarão concentrados no mesmo espaço”, observa Valtinho.

No mesmo ato foi assinado um protocolo de intenção para a implantação de uma praça defronte ao novo templo da Igreja Assembleia de Deus do bairro inaugurado no mesmo dia.

VALDEMIR ANSELMO

23/04/2012 ás 21:35:23

Inauguração do PSF, Inclusão digital, Comunidade integrada é util ao nosso municipio com certeza. Parabéns a administração do valtinho, pois tem pensado em tudo e em todos, é dificil procurar algum projeto na cidade que não se tenha, somos abençoados por todos estes projetos. Acredito que outros projetos virão no futuro.