Osvaldo Cruz, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

publicado em: 17/05/2012 às 15h04:

Prefeitura lança campanha de conscientização no trânsito

Iniciativa é em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, clubes de serviço e empresas locais

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

f9bca34acad0f1e634961176435b5b95.jpg

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) lançou nesta segunda-feira, 14, a campanha de conscientização no trânsito de Osvaldo Cruz. Diversas ações serão realizadas no sentido de diminuir os acidentes nas ruas da cidade e preservar a vida de pedestres e motociclistas.

“O número de acidentes cresceu porque, por exemplo, a frota de motos da cidade aumentou 182% em dez anos. De aproximadamente 1,3 mil unidades Osvaldo Cruz passou a ter 3,5 mil no final de 2011. A mesma coisa aconteceu com os veículos. Em 2001 nós tínhamos 9,3 mil carros e hoje temos aproximadamente 18 mil veículos, num aumento de 93%, ou seja, a frota praticamente dobrou”, relatou o prefeito Valter Luiz Martins ao lembrar que a avenida Brasil passou por obras de revitalização para valorizar o pedestre e reduzir acidentes naquela via.

O projeto conta com parceria da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Rotary Clube de Osvaldo Cruz, Rotary Clube de Osvaldo Cruz-Califórnia, Rotaract, Interact, autoescolas e empresas da cidade.

“As ações consistem em posicionar duas equipes em cada semáforo do trecho revitalizado da avenida Brasil e outras duas equipes volantes, comandadas pela Polícia Militar, para abordar motoristas, motociclistas e ciclistas a fim de chamar a atenção das pessoas para as leis do trânsito. Só com ações educacionais é que conseguiremos diminuir o número de acidentes e valorizar a vida”, explicou o diretor de trânsito Christovam Olivel Peres.

Já os pedestres serão conscientizados a andar nas calçadas e a atravessar a rua em linha reta pela faixa e/ou lombofaixa. Nesta semana faixas foram afixadas em locais públicos e panfletos foram distribuídos na região central.

“Nós levaremos essa campanha às escolas públicas e particulares a partir do mês de agosto em parceria com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros com palestras e exibição de material apropriado para cada faixa etária”, observou Peres ao mencionar a implantação da chamada multa mirim, em que crianças serão orientadas nas escolas a ‘autuarem’ os pais ou responsáveis em caso de infração de trânsito.

Neste sábado, 19, as equipes farão a distribuição de panfletos e a abordagem de condutores e pedestres na região central. Em agosto será lançado o concurso de frases sobre o trânsito nas escolas.

Mais informações no Demutran, na avenida José Siqueira, 20-A ou pelo telefone (18) 3528-1388.