Osvaldo Cruz, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

publicado em: 23/05/2012 às 22h34:

Prefeitura lança sistema de Integração da Saúde Municipal

Projeto pretende agilizar atendimento na Rede Municipal de Saúde

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

7d2c4f0607ffe1f8e350c0cda4e6a4e8.JPG

A Prefeitura de Osvaldo Cruz lançou na manhã desta segunda-feira, 21, o programa de Integração da Saúde Municipal (ISAM), que pretende informatizar as unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs), interligando-os ao Centro de Saúde, ao Pronto-Socorro e à Rede Feminina de Combate ao Câncer e, por fim, integrar todo o sistema de atendimento aos pacientes que utilizam os serviços médicos da rede municipal.

A empresa Lucedata, de Lucélia, é responsável pelo desenvolvimento e implantação do novo sistema no município e garante a segurança do sigilo das informações de cada paciente. Osvaldo Cruz é uma das únicas cidades da região com um sistema integrado de informações na rede de saúde.

“Quando o paciente passa por consulta no PSF da região onde mora, o cadastro abre todo o histórico sobre quais tipos de problema ele trata, onde teve atendimento, qual remédio tem tomado. Isso ajuda na hora do encaminhamento para um atendimento especializado no Centro de Saúde e o agendamento é automático diretamente do PSF”, explica o prefeito Valter Luiz Martins ao ressaltar que com a agilidade do novo sistema as filas serão extintas.

O prefeito lembrou ainda que o ISAM deverá reduzir gastos na Rede Municipal de Saúde porque atualmente cerca de 6 mil folhas de papel são usadas mensalmente para a elaboração de prontuários, que passarão a ser eletrônicos por meio de cartões magnéticos.

“Eu vejo hoje como um dia histórico para a Saúde de Osvaldo Cruz. Esse sistema integra, dá eficiência, informação, diminui custo e melhora a vida das pessoas”, comemora Valtinho.

Grande parte dos pacientes atendidos nos PSFs e no Centro de Saúde já foi cadastrada no ISAM. Quem ainda não consta nos registros eletrônicos pode fazer o cadastramento nos PSFs durante o atendimento médico.

Novos PSFs

No mês de abril o prefeito Valter Martins assinou a ordem de serviço para o início das obras de construção de mais dois PSF a serem erguidos no Residencial Mira Ira e na rua Fernando Costa, região central.

“O nosso planejamento na área da saúde é exatamente colocar os PSFs nos bairros e deixar o Centro de Saúde como um Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas, laboratório de última geração, fisioterapia, farmácia e administração. A ideia é que a população tenha atendimento médico nos bairros em que mora”, afirma Valtinho.

Serão investidos aproximadamente R$ 500 mil, sendo R$ 247 mil para construir o PSF do Mira Ira com recursos federais (para atender a região leste da cidade) e outros R$ 244 mil para a unidade a ser construída ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na rua Fernando Costa, que conta com verba estadual (para atender a região central e bairros acima da linha férrea).

As construções devem ser tocadas pela empresa Gadu Saneamento Ltda., vencedora da licitação para aquela finalidade.

“Com essas duas novas unidades, Osvaldo Cruz passa a contar com oito PSFs e fica faltando apenas uma unidade para atender a 100% da cidade”, finaliza o prefeito.

Crédito da foto: Giuliano Panvéchio