Osvaldo Cruz, Sexta, 21 de Novembro de 2014

publicado em: 19/12/2011 às 15h31:

Saiba o que abre e o que fecha neste fim de ano

Mudanças são pequenas devido aos feriados deste final de ano terem caído no domingo

Giuliano Panvéchio (MTb.: 46.291/SP) - Assessoria de Imprensa

Como tanto o Natal quanto o Ano Novo caíram no fim de semana, pouca coisa muda em termos de expediente para repartições públicas, comércio e área de serviços.

As repartições públicas de maneira geral funcionam em expediente normal na sexta-feira, 23 e na sexta-feira seguinte, 30, fechando as portas nos sábados, 24 e 31, reabrindo nas segundas-feiras, 26 de dezembro de 2011 e 2 de janeiro de 2012.

Durante o fim de semana apenas os chamados serviços públicos essenciais vão trabalhar, casos de plantões de ambulância e o Pronto-Socorro da Santa Casa local. Os Correios abrem normalmente nas sextas feiras, 23 e 30 e depois fecham no sábado e domingo, dias 24 e 31.

Já o comércio tem horário diferenciado. As lojas funcionam à noite até esta sexta-feira, 23, com expediente das 9h às 22h. A compensação de horas trabalhadas à noite em dezembro já começaram desde o dia 9. No dia 26 o funcionamento divulgado é até as 18h e no dia 31, véspera de Ano Novo, das 9h às 13 horas.

Bancos e Fórum

Os bancos também fazem horário diferenciado no fim de ano. As agências bancárias estarão fechadas ao público na última sexta-feira do ano, dia 30 de dezembro e só deverão funcionar, nesse dia, para transações com outras instituições financeiras. Assim, o último dia de atendimento ao público será 29 de dezembro e o horário de funcionamento deverá ser o habitual. Próximo ao Natal, o expediente será normal até o dia 23, sexta-feira. A informação é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

O Fórum estará fechado do dia 20 de dezembro de 2011 até 9 de janeiro e 2012. Apenas o cartório eleitoral deve funcionar nesse período.

Setor mercadista

Os supermercados, quitandas, lojas de R$ 1,99, açougues, padarias e farmácias não acompanham o horário do comércio em geral. Cada estabelecimento faz seu horário de funcionamento ou funcionam de forma facultativa.

Coleta de lixo

A prestação de serviço de coleta de lixo ocorre normalmente nas sextas-feiras, dias 23 e 30 e depois voltam nas segundas-feiras dias 26 de dezembro e 2 de janeiro.