Osvaldo Cruz, Segunda, 22 de Julho de 2019

publicado em: 14/07/2011 às 18h48:

Santa Casa recebe melhorias e aguarda projeto para modificações estruturais

Prefeitura corrigiu deficiências nas rampas de acesso ao Pronto-Socorro e instalou corrimãos no local

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

ba01ef54d94d6d60ff627af32f2a3ab0.jpg

A Santa Casa de Osvaldo Cruz recebeu nas últimas semanas melhorias estruturais que corrigiram algumas deficiências principalmente nas rampas de acesso de ambulâncias e UTI Móvel no Pronto-Socorro.

Antes das melhorias, a unidades móveis de socorro com cabine mais alta que as das ambulâncias não conseguiam entrar na área coberta em frente à porta do atendimento de urgência e emergência do hospital.

“Nós fizemos um rebaixamento e a ampliação dessa rampa para que os veículos de atendimento pudessem chegar até a porta do Pronto-Socorro”, explica o secretário municipal de Operações Urbanas, Adelino Alves da Silva.

Além dos reparos na rampa, a Prefeitura também ampliou parte da entrada do Ambulatório, corrigindo deficiências nos degraus de acesso à parte interna e refez a pintura da fachada frontal.

“Instalamos também corrimãos na rampa menor, que foi ampliada, para permitir a acessibilidade de pessoas debilitadas e de idosos”, completa.

Mudanças

No interior do hospital alguns hábitos também foram alterados pela nova administração.

Segundo informações do diretor administrativo da Santa Casa, Raymundo Machado, após a saída de um paciente que esteve internado, o quarto é higienizado e posteriormente lacrado para evitar que pessoas utilizem o local indevidamente.

O leito é aberto novamente apenas com a chegada de novo paciente para internação. Segundo Machado, a medida propõe a manutenção da higienização do local a fim de evitar qualquer tipo de contaminação aos pacientes já debilitados por doenças.

Outra medida é a proibição do fumo mesmo em ambientes abertos da área hospitalar. “A lei já existe e a partir de agora nós vamos implantá-la com rigor para preservar a saúde daqueles que estão em processo de recuperação no hospital”, alega.

A Santa Casa conta também com uma ouvidoria que atende gratuitamente pelo 0800-777-9558 em horário comercial. Sugestões e reclamações podem ser registradas por este canal.

Projetos

A direção da Santa Casa solicitou à secretaria municipal de Obras e ao departamento de Engenharia da Prefeitura projetos que devem modificar o acesso de visitantes a pacientes internados no hospital e também de pacientes de urgência e emergência que chegam ao Pronto-Socorro.

A intenção é revitalizar um corredor lateral que dá acesso à área de internação para que os visitantes que pretendem ver seus parentes internados não precisem atravessar o hospital.

No Pronto-Socorro deve ser aberta uma porta que permita o acesso à sala de atendimento emergencial. Atualmente o paciente é levado de maca até o corredor interno do Pronto-Socorro e os socorristas precisam manobrar o leito para entrar na sala. Com a intervenção, a nova porta daria acesso mais rápido e direto ao local.

Os projetos já estão sendo analisados pelo secretário de Obras e engenheiro Edson Sugawara.