Osvaldo Cruz, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

publicado em: 30/05/2012 às 18h00:

SAP inaugura unidade de penas alternativas em Osvaldo Cruz

Programa pretende ressocializar pessoas que cometem delitos de baixo potencial ofensivo

Assessoria de Imprensa - Colaborou: Alessandro Caldeira

9da2b63ab60fb7f88535b4235e442293.jpg

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) inaugurou na última sexta-feira, 25, uma Unidade de Atendimento de Reintegração Social em Osvaldo Cruz. O programa pretende ressocializar pessoas que cometem delitos de baixo potencial ofensivo por meio do cumprimento de penas alternativas.

Segundo a SAP, o “Programa de Penas e Medidas Alternativas” teve início em 1997 e mais de 90 mil pessoas tiveram uma segunda chance por terem cometido delitos de baixo potencial ofensivo. Utilizando suas habilidades e conhecimentos, poderão pagar sua dívida com a justiça e a sociedade em instituições locais, sem serem expostos ao cárcere, mantendo assim o vínculo familiar e social.

“A ideia dessa ferramenta é que a pessoa seja julgada e permaneça prestando serviços à comunidade sem que entre na prisão”, explicou o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes Barbosa, ao mencionar também que o governador Geraldo Alckmin determinou a abertura de concursos para nomeação de 308 médicos a fim de ampliar o atendimento à saúde da população carcerária.

Presente ao evento, o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) também destacou que a unidade inaugurada tem papel de reinserção social de pessoas que se envolvem em crimes de menor potencial na cidade.

“Eu vejo como um passo adiante porque nós temos que encarar o problema de cada vez mais ter que construir presídios para colocar gente dentro e essa central de penas alternativas que Osvaldo Cruz recebe vai significar um avanço na política penitenciária do estado de São Paulo”, ressaltou Bragato.

Parceira no projeto, a Prefeitura de Osvaldo Cruz alugou o prédio e o cedeu ao Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Reintegração Social da SAP, que administra a unidade local.

“Osvaldo Cruz sempre procura contribuir com sua parte, seja na implantação da penitenciária ou agora com a inauguração das Penas Alternativas. Tenho certeza que esta unidade de reintegração vai contribuir muito para a população osvaldocruzense”, concluiu o prefeito Valter Luiz Martins, ao lembrar que a unidade atenderá a comarca de Osvaldo Cruz.

A Unidade de Reintegração Social de Osvaldo Cruz está localizada na avenida Presidente Kennedy, 374.

Crédito da foto: Daniel Torres