Osvaldo Cruz, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

publicado em: 26/03/2013 às 20h54:

Saúde é prioridade nos primeiros 90 dias do governo Mazucato

Prefeito interino confirma investimento de 24% do orçamento municipal na área

Giuliano Panvéchio (MTb.: 46.291/SP)

b5b8f1f406c85d2485220e4caa1b3b80.jpg

O prefeito interino Edmar Carlos Mazucato (PSDB) investiu 24% do orçamento municipal em Saúde ao término de seus três primeiros meses de governo. O setor é considerado a prioridade número um de sua gestão.

Ao avaliar sua administração de janeiro a março, Mazucato justificou que os números são relevantes em termos de investimentos e considera a questão da contratação de médicos e a manutenção da Santa Casa como pontos prioritários.

“Em termos de rede municipal de saúde atendemos uma média de 3,7 mil pacientes por mês só no Centro de Saúde. Fechamos o período de janeiro a março com 11.068 pacientes assistidos nesse local”, enfatizou Mazucato.

Quando os dados são ampliados para os bairros os números são ainda mais relevantes. “Assumimos com falta de médicos em janeiro em algumas unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs), mas resolvemos aos poucos os obstáculos. Todos os bairros onde há PSF - Álvaro Campoy, Paraíso, Santa Tereza, Vale do Sol e São José – todos têm médicos”, afirmou o prefeito interino.

Ele revelou que entre janeiro e a última semana de março foram atendidos 16.843, uma média mensal de 5,7 mil consultas.

Farmácia Municipal

Outro investimento relevante mostrado por Mazucato está na Farmácia do Centro de Saúde. “É claro que se a pessoa passa pelo médico ou ela vai direcionada para o laboratório para exames ou à farmácia ou a alguma outra especialidade na maioria das vezes”, explicou o prefeito Mazucato.

Com isso, 9.489 pessoas foram atendidas entre janeiro e março na Farmácia Municipal e no total de itens entregues aos pacientes os números são impressionantes 979,19 mil medicamentos entre comprimidos e outros itens.

“Aumentamos os investimentos com remédios da nossa grade de medicamentos. Só para se ter uma ideia, no mesmo período de 2012 foram R$ 244 mil e só de janeiro até agora foram aplicados R$ 297 mil”, comparou Mazucato.

Especialidades médicas

A rede municipal de saúde também mantém alguns setores com especialidades médicas, como os casos dos ambulatórios de Saúde Mental, Pediatria, Saúde da Mulher e parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, além da Santa Casa e compra de serviços junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde.

“Na área de saúde mental realizamos 1.326 atendimentos (média mensal de 500 pacientes). Em termos de outras especialidades foram 885 consultas (média mensal de 300 pacientes), Pediatria mais 1.306 crianças atendidas (média de 450 pacientes por mês) e Saúde da Mulher com 1.008 atendimentos no total”, enumerou Mazucato.

O prefeito também citou a parceria importante com a Rede Feminina de Combate ao Câncer que em Osvaldo Cruz atendeu 925 pessoas entre janeiro e março, média mensal de 330.

“Mesmo assim estamos lutando bastante para uma saúde de qualidade. Ainda temos que terminar a obra de ampliação do Centro de Saúde, vamos inaugurar agora em abril um centro de especialidades odontológicas em parceria com o Governo Federal, estamos recebendo uma viatura nova do Corpo de Bombeiros, vamos adquirir uma Van para o transporte de pacientes, entre outros avanços”, enfatizou o prefeito.

Relatório detalhado sobre a Saúde Municipal

Período: janeiro até 25 de março de 2013.

A) – CENTRO DE SAÚDE

- Consultas entre janeiro e 25 de março de 2013....................... 11.068

(média mensal de 3.700 consultas por mês)

_______________________________________________________________

B) – ATENDIMENTOS EM POSTOS DE SAÚDE DA FAMÍLIA NOS BAIRROS (Álvaro Campoy, Paraíso, Santa Tereza, Vale do Sol e São José)

- Consultas entre janeiro e 25 de março de 2013....................... 16.843

(média mensal de 5.700 consultas por mês)

C) – FARMÁCIA MUNICIPAL

- Foram atendidas ................................................................... 9.489 pessoas

- Foram distribuídos quase 1 milhão de medicamentos, entre comprimidos e outros tipos de remédios – o total é de 979 mil 196.

D) – Atendimentos em outros setores da cidadeespecialidades

1d) – Saúde Mental...1.326 atendimentos - média mensal de 500 pacientes;

2d) – Especialidades...885 atendimentos - média mensal de 300 pacientes;

3d) – Pediatria...........1.306 atendimentos - média mensal de 450 pacientes;

4d) – Saúde da Mulher ..1.008 atendimentos - média mensal de 340 pacientes;

5d) – Rede Feminina de Combate ao Câncer – parceira da Prefeitura de Osvaldo

Cruz realizou até agora .......... 925 atendimentos...... média de 330 por mês.

Crédito da foto: Daniel Torres