Osvaldo Cruz, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

publicado em: 03/08/2017 às 16h42:

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente faz monitoramento da qualidade de tratamento de esgoto em OC

b3b0694402a4b86af1e14d3518398256.jpg

Em cumprimento ao protocolo estabelecido pela legislação ambiental, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente realiza sistematicamente o monitoramento quanto a eficiência e qualidade do tratamento de esgoto feito pela Sabesp em Osvaldo Cruz. A Companhia Estadual de Saneamento Básico (Sabesp) é a concessionária dos serviços de tratamento de água e esgoto no município, mas é responsabilidade do município acompanhar se o esgoto coletado na cidade recebe o devido tratamento.

Por isso, o município terceiriza a coleta e análise de esgoto antes e depois do tratamento. Por lei há necessidade da Sabesp dar uma eficiência de no mínimo 80% ao volume coletado.

A lagoa de tratamento está localizada no bairro Valesburgo e recebe também a cada seis meses acompanhamento e verificação pela Cetesb, que é o órgão ambiental do governo de São Paulo.

Com o surgimento de novos bairros em Osvaldo Cruz o montante de esgoto produzido aumentou, o que vai exigir novos investimentos por parte da Sabesp e acompanhamento pelo município.

Está em andamento em Osvaldo Cruz a proposta da colocação de aeradores para facilitar o tratamento de esgoto. Segundo técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente local, hoje a única lagoa de tratamento existente dá conta da demanda, mas investimentos serão necessários para evitar o estrangulamento do sistema, devido ao aumento no volume coletado.

A Lagoa de Tratamento de esgoto está localizada fora da área urbana da cidade e é de responsabilidade da Sabesp. A Secretaria de Meio Ambiente reforça que qualquer cidadão pode verificar as condições de funcionamento do local, mediante agendamento de visitas na Sabesp de Osvaldo Cruz.