Osvaldo Cruz, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

Sua Opinião?

Qual o maior desafio da nova administração?

publicado em: 26/08/2010 às 11h11:

Valtinho esclarece sobre uso da ambulância do SAMU

Prefeito afirma que município aguarda estrutura do Governo Federal, mas ambulância já pode ser usada

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) e Giuliano Panvéchio (MTb.: 46.291/SP) - Assessoria de Imprensa

Tamanho da letra A- A+

 
53308a760396e85be76c78e823f918ac.jpg

A Prefeitura de Osvaldo Cruz recebeu em 23 de abril, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que deve funcionar como uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, no valor de aproximadamente R$ 140 mil, com uma equipe de profissionais médicos que deve atender a pacientes de extrema gravidade.
 
A cidade foi agraciada com a ambulância durante uma solenidade em Tatuí que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o então governador José Serra e ministros.
 
Mesmo com o veículo no município há quatro meses, o serviço ainda não está sendo plenamente prestado. Para que isso de fato aconteça, é necessário que exista uma estrutura montada. Como o SAMU é um programa federal, o responsável pela estruturação total do serviço é o Governo Federal e não os municípios, esclareceu esta semana o prefeito Valter Luiz Martins.
 
“Em Osvaldo Cruz há uma demanda. Já há uma equipe para transportar o paciente até a central do SAMU, em Tupã, e essa central dará todo o atendimento para que ele seja removido para onde precisar, por meio de triagem ou agenda a nível estadual. Mas esse é um serviço que deverá ser prestado pelo Governo Federal. As prefeituras são apenas agentes do serviço, para coordenar os trabalhos mediante a repasses de recursos federais. O próprio Governo Federal pediu um prazo aos municípios para que o SAMU funcione”
 
A orientação que os municípios receberam é que a ambulância não pode ser usada enquanto a estrutura do SAMU não estiver completamente montada. Esta é a razão de a ambulância não estar sendo de fato utilizada até o momento. Mesmo assim, Valtinho autorizou a utilização do veículo em caso de necessidade.
 
“A minha orientação é: pode usar a ambulância, se for necessário. Nós não vamos nos arriscar a perder uma vida porque o veículo não pode andar. Se houver necessidade, nós vamos usar a ambulância, por enquanto não com a estrutura do SAMU, mas com uma estrutura nossa para poder encaminhar o paciente ao local mais próximo para atendimento”, concluiu o prefeito.
 

Não há um prazo estabelecido pelo Governo Federal para a conclusão da estruturação do SAMU na região de Tupã.

Ouça a entrevista do prefeito:

  • Nenhum registro encontrado
Dê sua opinião!

 

 

 
Carregando
 
 
 
 
 

Prefeitura de Osvaldo Cruz

Praça Hermínio Elorza, nº448, CEP: 17700-000 - Telefone: (18) 3528-9500

Todos os direitos reservados