Osvaldo Cruz, Segunda, 17 de Junho de 2019

publicado em: 26/09/2017 às 13h28:

Osvaldo Cruz pode se tornar município turístico

Projeto está em desenvolvimento para destacar o nome da Princesinha da Alta Paulista

0f8867d86176cc9ef6f91613610ed4da.jpg

No fim de maio deste ano, o governador Geraldo Alckmin sancionou duas leis que oficializaram 20 cidades paulistas como Municípios de Interesse Turístico (MIT). Entre as cidades que ganharam status de município de interesse turístico, estão Buritama, Jundiaí e Martinópolis.

Entretanto, a Secretaria de Indústria e Comércio de Osvaldo Cruz, declarou nesta segunda-feira, 25 de setembro, que está sendo desenvolvido um projeto para destacar o nome da “Princesinha da Alta Paulista”, que é sede das duas maiores fábricas de artigos fitness e de dança, do Brasil. Além disso, a cidade também ganha destaque como sede, em 4 anos consecutivos, dos Jogos Regionais da 7ª Região Esportiva, por diversas vezes.

De acordo com a Secretaria de Indústria e Comércio de Osvaldo Cruz, os fatores que aumentam a possibilidade do município se tornar turístico, é o polo industrial que pode receber visitas em Turismo Industrial, o Natal de Luz que acontece todos os anos na praça Lucas Nogueira Garcez e o Parque do Povo Honório Pigozzi.

Entenda como funciona

Qualquer município pode solicitar o título de MIT, desde que tenha capacidade para o setor e atenda as exigências previstas na Lei, como possuir meios de hospedagem no local, serviços de alimentação e serviço de informação turística. Os municípios devem ter o Conselho de Turismo criado por Lei específica e aprovado pela Câmara Municipal. Após a apresentação do projeto de lei, apresentada por um deputado, a documentação da cidade é encaminhada para a Secretaria Estadual de Turismo.

A partir disso, a pasta e seus técnicos avaliam a legitimidade da proposta. Se for aprovada, a Secretaria informa a Assembleia que pode votar o projeto. Aprovado, ele é encaminhado ao governador, que o sanciona como lei.