Osvaldo Cruz, Quarta, 19 de Junho de 2019

publicado em: 12/04/2011 às 15h51:

Alunos realizam ato cívico no Paço às sextas

Projeto “Resgatando o Civismo” realiza hasteamento das bandeiras com alunos de escolas e autoridades

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

a104d527e2ffd2762a42bcb63815755e.jpg

Toda sexta-feira, alunos da Rede Municipal de Ensino participam de momento cívico no Paço Municipal, com a presença de autoridades. Às 8h30 são hasteadas as bandeiras nacional, do Estado e do município e entoado o ‘Hino Nacional Brasileiro’ e o ‘Hino de Osvaldo Cruz’.

Após o momento cívico, os alunos tomam café da manhã com o prefeito, vice-prefeito, coordenadores e diretores de escola e representantes da secretaria municipal de Educação e conhecem o Gabinete do Prefeito, onde têm a oportunidade de solicitar serviços da administração municipal em suas escolas e bairros.

As atividades cívicas foram retomadas este ano durante a solenidade de entrega de novo ônibus escolar no dia 1º de abril, com a participação de alunos da EMEFI “Dr. Getúlio Vargas”. No dia 8, foi a vez de alunos da EMEFI “Max Wirth”. Nesta sexta, 15, pela escala de revezamento, devem participar alunos da EMEFI “Profª. Rosa Ruth Ruggia Martins”.

“O objetivo do projeto é fazer com que a criança conheça e valorize a pluralidade do patrimônio nacional, entender os hinos cívicos como manifestações sociais que representam a ligação com determinados fatos, valorizar os hinos cívicos e entoá-los com patriotismo, além de estabelecer relações entre as letras do Hino Nacional, do município com outros hinos cívicos, identificar sua importância para a construção da imagem e símbolos sobre o Brasil, o Estado e o município”, disse a diretora técnica da secretaria municipal de Educação.

O projeto

O projeto “Resgatando o Civismo”, em vigor desde 2009, inclui várias atividades comemorativas de datas municipais e nacionais, como as do aniversário da cidade e da Independência do Brasil, entre outras, com ações para alunos da rede municipal de Educação e a comunidade em geral.

No ano passado, a secretaria municipal de Educação organizou alguns eventos pelo calendário do programa. Em 19 de novembro, foi realizada cerimônia para comemorar o dia da Bandeira Nacional, numa programação com alunos da Rede Municipal de Ensino, em parceria com o Tiro de Guerra local.

A atividade teve início pela manhã no trevo principal da cidade com a cerimônia de troca da bandeira hasteada naquele local. Ao meio-dia, crianças, professores e atiradores se reuniram na praça Lucas Nogueira Garcez (a Praça da Matriz) para a cerimônia de troca e incineração da velha bandeira do obelisco do Rotary, instalado defronte à confluência das avenidas Brasil e Félix Castilho Dias.

Alunos de todas as escolas públicas municipais fizeram parte da atividade cívica.

7 de setembro

Ainda no ano passado, a mudança no clima, com a passagem de uma frente fria pela região que trouxe chuva após mais de 50 dias de estiagem, forçou o cancelamento do desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro, que havia sido organizado pelo projeto.

Na ocasião, a organizadora do desfile, Maria Leny Scramin, lamentou o cancelamento, mas adiantou que um novo evento seria marcado dentro do projeto “Resgatando o Civismo”, que ocorreu no Dia da Bandeira.

Bandeiras a meio mastro

Após a solenidade da manhã do dia 8 de abril, as bandeiras foram deixadas a meio mastro no Paço Municipal em respeito ao luto oficial de três dias, decretado pela presidente Dilma Rousseff em todo o país, em homenagem aos 12 alunos da Escola Municipal “Tasso da Silveira”, no Rio de Janeiro, vítimas do atirador de Realengo no dia anterior, 7.