Osvaldo Cruz, Terça, 22 de Janeiro de 2019

publicado em: 04/05/2010 às 23h16:

Aula inaugural abre as portas da Escola de Educação Ambiental na Lagoa Azul

Turmas de até 25 alunos da 4ª série terão aulas com visita ao córrego Drava e trilha pela mata

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

b3649c3782f933c2316c7256f3335845.jpg

Cerca de 20 alunos da 4ª série do Ensino Fundamental da escola municipal “Max Wirth” participaram, nesta segunda-feira, 3, da aula inaugural da Escola Municipal de Educação Ambiental “João Manso Gorjon”, no bairro Lagoa Azul.

O tema tratado foi o da água, que já é desenvolvido em sala de aula e, no encerramento desta agenda pedagógica do projeto Criança Ecológica, da secretaria estadual do Meio Ambiente, as lições aprendidas nas quatro paredes puderam ser colocadas em prática no contato direto com a natureza.

“Esse projeto tem diversas agendas que incluem água, terra, solo, e no encerramento de cada tema, as crianças trabalham o conteúdo da agenda específica”, explicou a diretora técnica da secretaria municipal de Educação, Maria Leny Scramin, acrescentando que depois das aulas, as crianças visitariam o córrego Drava e fariam uma trilha pela mata, acompanhada dos professores.

A preocupação em conscientizar as crianças nas questões ambientais faz parte de uma política que pretende mudar a realidade futura a partir das ações do presente. “E o objetivo maior desse projeto é tornar as crianças multiplicadoras das ideias de preservação do meio ambiente”, complementou Marisa Nicolino, professora de apoio pedagógico da secretaria de Educação.

E as crianças? Como correspondem aos estímulos para preservação do meio ambiente? A resposta foi em alto em bom som: “não poluindo os rios, não desmatando as árvores e não jogando óleo na pia”, gritavam as crianças em coro.

Ouça:

Os alunos levam para casa o conhecimento que recebem na escola e já conseguem mudar a atitude dos familiares. “Minha mãe não joga mais óleo na pia, agora ela faz sabão com ele”, respondeu uma aluna.

Solenidade

Autoridades participaram da solenidade que abriu de fato as portas das salas de aula da EMEA “João Manso Gorjon”, que é uma das únicas do estado com essa proposta.

Os alunos da EMEFI “Max Wirth” apresentaram uma coreografia e expuseram cartazes sobre preservação do meio ambiente.

Em seu pronunciamento, o vereador Edmar Mazucato (PSDB), que nasceu e tem propriedade no bairro Lagoa Azul, lembrou da desativação da escola e do temor da instalação de uma unidade da antiga FEBEM que poderia, segundo ele, trazer insegurança para o local mas que, por iniciativa do prefeito Valtinho, foi transformada em pólo educacional exemplar para o estado.

O ex-prefeito de Presidente Venceslau e atual presidente da Associação de Recuperação Florestal do Pontal do Paranapanema (Pontal Flora), José Mangas Catarino, também estava presente para conhecer de perto o projeto.

Inauguração

Depois de conseguir classificação como município Verde e Azul, Osvaldo Cruz inaugurou no Dia Mundial da Água, 22 de março, sua Escola Municipal de Educação Ambiental. O evento contou com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, Xico Graziano, entre outras autoridades.

A EMEA "João Manso Gorjon" representa não apenas a abertura de uma escola voltada unicamente à educação para alunos do ensino fundamental no que se refere ao meio ambiente, mas também a recuperação de um espaço abandonado e um dos principais bairros rurais de Osvaldo Cruz.

Xico Graziano destacou a criatividade do município de Osvaldo Cruz em fazer funcionar sua escola ambiental numa área privilegiada quando o assunto é ecologia. "Antigamente era comum o funcionamento de escolas rurais. Quantas não são as cidades que têm dezenas de escolas como esta abandonadas. Osvaldo Cruz saiu na frente com o exemplo de adequação de espaço físico, valorização do patrimônio e principalmente na formação de nossas crianças", afirmou.