Osvaldo Cruz, Terça, 22 de Janeiro de 2019

publicado em: 11/11/2010 às 14h53:

Educação celebra Dia da Bandeira com atividade cívica dia 19

Programação prevê troca das bandeiras hasteadas no trevo e na Praça da Matriz

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

2179af97799e9cf71ffeb92c892cf391.JPG

Instituída em 19 de novembro de 1889, quatro dias após a proclamação da República, a bandeira nacional é um dos símbolos representativos do país.

Há 121 anos diversas atividades são realizadas em homenagem ao pavilhão nacional em todo o Brasil.

Para comemorar a data, a secretaria municipal de Educação de Osvaldo Cruz preparou, dentro do projeto “Resgatando o Civismo”, uma programação com alunos da Rede Municipal de Ensino, em parceria com o Tiro de Guerra local.

A atividade teve início às 10h30 no trevo principal da cidade com a cerimônia de troca da bandeira hasteada naquele local. Ao meio-dia, crianças, professores e atiradores se reuniram na praça Lucas Nogueira Garcez (a Praça da Matriz) para a cerimônia de troca e incineração da velha bandeira do obelisco do Rotary, instalado em frente à avenida Félix Castilho Dias.

Alunos de todas as escolas públicas municipais fizeram parte da atividade cívica.

7 de setembro

A mudança no clima, com a passagem de uma frente fria pela região que trouxe chuva após mais de 50 dias de estiagem, forçou o cancelamento do desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro.

As chuvas começaram por volta de 8h15 e seguiram pela manhã, determinando o adiamento do evento, que seria realizado a partir das 8h30 na região central.

Alunos, a Banda Marcial e o Tiro de Guerra foram dispensados. O trânsito, na avenida Brasil entre a Presidente Roosevelt e trechos de ruas transversais também foi liberado.

Na ocasião, a organizadora do desfile, Maria Leny Scramin, lamentou o cancelamento do desfile, mas adiantou que um novo evento seria marcado dentro do projeto “Resgatando o Civismo”.

“A secretaria municipal de Educação vai organizar o ‘Dia do Civismo’, em dia e local a ser anunciado oportunamente. Com certeza esta data não passará em branco, por parte da Educação e da Prefeitura, mesmo porque está tudo pronto para a festa, inclusive os alunos e as demais corporações já estavam no local da concentração, quando fomos agraciados com a tão bem-vinda chuva”, justificou Maria Leny.

Resgatando o Civismo

O projeto “Resgatando o Civismo”, em vigor desde o ano passado, inclui várias atividades comemorativas de datas municipais e nacionais, como as do aniversário da cidade e da Independência do Brasil, entre outras, com ações para alunos da rede municipal de Educação e a comunidade em geral.

O desfile cívico-militar era o ponto maior das comemorações da Independência do Brasil, em Osvaldo Cruz, mas não o único.

Durante a Semana da Pátria, os alunos da rede municipal de Educação tiveram atividades em sala de aula relacionadas ao civismo e, todas as manhãs, grupos de alunos se revezaram na solenidade de hasteamento do pavilhão nacional e execução do hino nacional brasileiro no Paço Municipal (Praça Hermínio Elorza), com autoridades osvaldocruzenses.