Osvaldo Cruz, Terça, 22 de Janeiro de 2019

publicado em: 28/10/2014 às 15h36:

Educação celebra Dia do Saci no dia 30

Evento será no Conjunto Esportivo

Jornal de Osvaldo Cruz

227737aa16781071b8d80cc7c470715b.jpg

A secretaria de Educação de Osvaldo Cruz celebra no próximo dia 30 o Dia do Saci.

Em 2004, foi instituído no Brasil pelo Congresso Nacional através da Lei 2.479/2003, o “Dia do Saci”, a ser comemorado no dia 31 de outubro. A escolha da data teve a intenção de fazer frente ao hábito estrangeiro de se comemorar o Halloween com o objetivo de ressaltar o nosso próprio folclore.

“Vamos fazer uma grande festa nas escolas apresentando folclore brasileiro e mostrar para as crianças que temos uma cultura e os fazer entender que temos que valorizar o que é nosso”, finalizou a secretária de Educação Maria Leny Scramim.

Lenda do Saci Pererê

O Saci Pererê é uma lenda do folclore brasileiro e originou-se entre as tribos do sul do Brasil. O saci possui uma única perna, usa um gorro vermelho e sempre está com um cachimbo na boca.

Inicialmente o saci era visto como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena, além de possuir um rabo típico. Porém, com a influência da mitologia africana, o saci perdeu a perna durante uma luta de capoeira. Herdou o pito, uma espécie de cachimbo, e ganhou da mitologia europeia um gorro vermelho.