Osvaldo Cruz, Quarta, 16 de Janeiro de 2019

publicado em: 18/08/2010 às 11h50:

Educação entrega kits de uniformes da Rede Municipal

Com os kits, alunos da rede municipal receberam sandálias, tênis, mochilas e estojos

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

66b669d6e6d6faffa4239ea6f9065885.JPG

Os alunos da rede municipal de Educação de Osvaldo Cruz receberam na última quinta-feira, 12, um kit de uniformes, contendo duas peças de camisetas, shorts e abrigos, um par de sandálias (papete) para a Educação Infantil e um par de tênis com meias para o Ensino Fundamental, uma mochila e um estojo.

Ao todo, 2,2 mil crianças foram beneficiadas com os kits que somaram 550 mochilas e pares de sandálias para a Educação Infantil e 1.650 mochilas e pares de tênis, com 4,4 mil pares de meias (sendo dois pares para cada estudante) para o Ensino Fundamental; 2.290 camisetas e o mesmo número de bermudas e 2.990 peças de agasalhos (sendo 1.495 blusas e o mesmo número de calças); além de 2,2 mil estojos totalizando, assim, 18.570 peças entregues para os alunos da rede.

A entrega foi realizada em solenidade no auditório do Cine São José, no Centro Cultural Maria da Conceição de Arruda Villaça, na presença de quase 300 pessoas, entre pais, alunos, funcionários da secretaria municipal de Educação e autoridades.

Além dos alunos, os funcionários da rede municipal também receberam uniformes para cada setor desde administrativo até o de serviços de limpeza e organização. Com a etapa da Educação, são aproximadamente 10 mil peças de uniformes entregues a todo o funcionalismo público municipal.

Para o prefeito Valter Luiz Martins, a atenção dada à Educação é um investimento no futuro da comunidade local e, consequentemente, do país, por ser o maior meio para promover um futuro próspero e de igualdade para as pessoas.

“Nesta visão, estamos investindo em qualificação, equipamentos, melhorando espaços físicos, treinando, capacitando e estabelecendo metas para melhorar cada vez mais qualidade do nosso ensino. É lógico que, paralelamente a isso, temos algumas ações também. O programa de uniformização dos alunos identifica as crianças de uma determinada escola mesmo fora dela. E hoje completamos a entrega do kit para todos os alunos. É um recurso investido para dar igualdade aos estudantes”, comentou Valtinho.

Ideb

O Ministério da Educação (MEC) divulgou no mês de julho, as notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009 com a classificação de escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares de todo o país.

A meta nacional era alcançar a nota 6, numa escala que vai de 0 a 10, até 2021. O MEC também estipulou uma meta para cada município, de acordo com o desempenho apresentado nas avaliações anteriores (o Ideb é divulgado a cada dois anos).

Somente 405 de 5.467 municípios brasileiros alcançaram a média 6 e Osvaldo Cruz está entre eles. Em 2009 a cidade atingiu a nota 6, num aumento de 0,6 pontos em relação à avaliação anterior (2007), que era de 5,4, o que indica um avanço no desempenho da educação básica do município.

Meta

A meta estipulada pelo MEC para Osvaldo Cruz em 2009 era atingir a nota 5,4. Ainda segundo a projeção do órgão federal, o município alcançaria 5,8 em 2011, 6 em 2013 e 6,3 em 2015. Com os resultados apresentados esta semana, Osvaldo Cruz não somente superou a meta local de 2009 como já atingiu a de 2013 e a nacional de 2021, dado que foi amplamente comemorado pelo prefeito Valter Martins.

“A evolução é muito boa. São 10% a mais em relação à avaliação feita em 2007. A nossa média é acima da do estado, que está em 5,5. Está, ainda, entre as quatro melhores da região da AMNAP e temos, inclusive, escolas nossas que chegaram a 6,5. Com isso, a gente vê que o caminho, na Educação, está certo. Está bom, mas pode ficar melhor”, avaliou o prefeito, que promete estudar uma premiação para as escolas melhor conceituadas.

Região

Osvaldo Cruz é um dos destaques regionais no Ideb 2009. Junqueirópolis é a cidade com a maior pontuação na Nova Alta Paulista, com nota 6,6, seguida de Iacri, com 6,2, Tupi Paulista, com 6,1 e de Dracena e Osvaldo Cruz, com ambas 6.

“Mas não para por aí. Ainda não estou satisfeito. Só estarei satisfeito quando Osvaldo Cruz tiver um ensino público municipal entre os dez melhores do Brasil. Isso é possível. Vai depender da nossa qualificação, comprometimento, determinação, do investimento que tem sido feito. Tem que ter estrutura física, estrutura para trabalhar, mas também tem que haver a qualidade como meta importantíssima”, concluiu.