Osvaldo Cruz, Terça, 22 de Janeiro de 2019

publicado em: 23/11/2011 às 15h29:

Educação entrega medalhas a alunos que participaram da OBA

Estudantes da Rede Municipal enfrentaram disputa nacional com mais de 801 mil crianças

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

28192e1965d3f8ee0dbf90b6b360caea.jpg

A secretaria municipal de Educação entregou na manhã de sexta-feira, 18, entregou medalhas a 67 crianças da Rede Municipal de Ensino que participaram da XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), ocorrida em maio deste ano.

A cidade recebeu 35 medalhas de ouro, 20 de prata e 13 de bronze de alunos das EMEFIs “Profª. Carmen Nápoli de Castro” (13 medalhas, sendo seis de ouro, três de prata e quatro de bronze), “Dr. Getúlio Vargas” (16 medalhas, sendo sete de ouro, sete de prata e duas de bronze), “Max Wirth” (17 medalhas, sendo 14 de ouro, três de prata e uma de bronze) e “Profª. Rosa Ruth Ruggia Martins” (20 medalhas, sendo oito de ouro, sete de prata e cinco de bronze).

A XIV OBA foi realizada em 9.160 escolas do Brasil previamente cadastradas no evento, em que participaram 801 mil alunos e 64 mil professores.

A entrega das medalhas aos alunos osvaldocruzenses foi realizada oficialmente durante ato cívico no Paço Municipal, que contou com a presença do prefeito Valter Luiz Martins, do vice Luiz Antônio Gumiero, dos vereadores Adilson Brás Ballardini e Pedro de Souza Brito, do presidente do Conselho de Pastores (ConPas), Pr. Robson José de Jesus e de representantes da secretaria da Educação.

Após a solenidade, os alunos foram recepcionados no gabinete do prefeito Valtinho com um café da manhã.

OBA

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é organizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com a Eletrobras Furnas.

A OBA é um evento em nível federal aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas, para alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até aos do último ano do Ensino Médio e ocorre totalmente dentro da própria escola, numa única fase.

A participação dos alunos é voluntária e, ao final, os participantes (alunos, professores e diretores) recebem certificado de participação.

Segundo a organização da olimpíada, “as questões da prova visam muito mais a fornecer informações corretas e atualizadas aos alunos do que extrair informações deles”.

A prova, aplicada em 13 de maio deste ano, foi constituída de cinco perguntas de astronomia, três de astronáutica e duas sobre energia.