Osvaldo Cruz, Terça, 22 de Janeiro de 2019

publicado em: 06/04/2011 às 15h53:

Escola Ambiental abre ano letivo para alunos da rede municipal

Evento reuniu alunos das 4ª e 5ª séries das escolas municipais no bairro Lagoa Azul

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

cd26347ca75df8d2ed25a0863c3429be.jpg

A secretaria municipal de Educação de Osvaldo Cruz abriu nesta segunda-feira, 4, o ano letivo da Escola Municipal de Educação Ambiental “João Manso Gorjon”, no bairro Lagoa Azul, que é sede dos projetos de educação ambiental da rede municipal de Ensino.

O evento reuniu alunos das 4ª e 5ª séries das escolas municipais, além de representantes da secretaria da Educação, diretores de escola, coordenadores e autoridades dos poderes Legislativo e Executivo.

“Hoje iniciamos o ano na Escola Ambiental com as crianças apresentando as agendas do ano passado para que as pessoas conheçam e dando início às atividades deste ano. Desta forma, também podemos apresentar a escola aos novos alunos e professores e fazer um trabalho melhor que o do ano passado”, destaca a diretora técnica da secretaria municipal de Educação, Maria Leny Scramin, que fala ainda da contratação de uma nova professora de apoio pedagógico de educação ambiental que já está com o trabalho do primeiro semestre preparado.

A escola atende aproximadamente 300 alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental da rede municipal.

Investimento nas crianças

Para o vereador Edmar Mazucato (PSDB), que nasceu e tem propriedade no bairro Lagoa Azul, a escola é importante para conscientizar as crianças da responsabilidade ambiental e prepará-las para um futuro de preservação e respeito à ecologia. “É muito importante as crianças terem um conhecimento da situação de como se encontra o meio ambiente hoje para que, no futuro, tudo o que eles puderem fazer de bom possa ser revertido para realmente haver um bem-estar maior para a população”, salienta.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Monteiro Nabas, comunga da mesma ideia. “Existe um empenho muito grande em desenvolver esse trabalho em cima das crianças para que alguns problemas ambientais que hoje existem, não existam mais no futuro. E acredito muito que as crianças estão gravando esses ensinamentos para colocarem em prática no dia-a-dia”, prevê.

Segundo a engenheira ambiental da secretaria do Meio Ambiente, Silvana Aparecida Maciel, no local é promovido o projeto Criança Ecológica, que faz parte do programa Município Verde-Azul, do governo do Estado de São Paulo e a meta é cumprir as diretivas do programa, com a finalidade de promover uma transformação social.

“O objetivo é formar adultos conscientes de que o meio ambiente precisa estar equilibrado para que tenhamos melhor qualidade de vida. Aqui na Lagoa Azul nós temos a oportunidade de fazermos trilhas com as crianças no córrego da Lagoa, que serve para fazer um estudo do meio. Ali a criança aprende o que é biodiversidade, fauna, flora, poluição da água. Tem que ter um contato direto porque a teoria sozinha é muito vaga”, informa Silvana.