Osvaldo Cruz, Terça, 22 de Janeiro de 2019

Sua Opinião?

Qual o maior desafio da nova administração?

publicado em: 10/12/2010 às 12h38:

Escola Municipal promove mostra de curtas no cinema

Vídeos foram produzidos pelos alunos da 4ª série como parte do Projeto Ler e Escrever

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa - Colaboraram: Wikipédia e ANCINE

Tamanho da letra A- A+

 
29d11384c103d49085bc6780d64f94d5.jpg

Numa iniciativa para incentivar as crianças no aprendizado, a Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil (EMEFI) “Profª. Alice Bernardes Silva” resolveu, numa parceria com a secretaria municipal de Educação, incrementar o projeto Ler e Escrever, da secretaria de Estado da Educação, e teve como resultado roteiros de histórias para a gravação de curtas-metragens.
 
O projeto Ler e Escrever consiste em trabalhar na melhoria da escrita e da leitura dos alunos e tem a sugestão de produto final a produção de um livro pelas crianças.
 
“Na HTPC [Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo] surgiu a ideia de introduzir uma tecnologia no projeto. Depois de várias sugestões, os professores das 4ª séries resolveram que fariam pequenos vídeos ou curtas com as Lendas produzidas pelos alunos”, explica a diretora da escola, Maurícia Simões dos Santos Palácio.
 
Segundo ela, esse trabalho ajudaria na expressão, na interpretação e no aprendizado dos alunos além de deixar as aulas mais prazerosas.
 
Criatividade
 
Dessa maneira o projeto foi desenvolvido, os alunos escreveram e reescreveram várias lendas e também leram uma diversidade de estórias. Cada classe foi dividida em grupos e cada grupo ficou responsável por uma lenda.
 
“Contamos com a participação da assessoria de imprensa da Prefeitura, que orientou os alunos em relação ao roteiro e à filmagem. A partir daí, os alunos escreveram as lendas, ensaiaram na sala de aula. As professoras, juntamente com os funcionários e alunos prepararam a sala de vídeo com um fundo para as filmagens, esse era o nosso estúdio”, relata a diretora.
 
Os alunos filmaram as cenas, com vários objetos trazidos de casa. Depois de gravadas as cenas das lendas, os alunos contaram com a ajuda do professor de informática e editaram os vídeos nos computadores da própria escola.
 
Mostra no cinema
 
Para encerrar o projeto, os curtas-metragens foram exibidos nesta quinta-feira, 9, na 1ª Mostra de Curtas da EMEFI Profª. Alice Bernardes Silva, na sala de cinema do Cine São José, com entrada franca em sessões de manhã e à tarde.
 
A primeira sessão foi aberta ao público às 8 horas com a exibição de 15 curtas de duração média de cinco minutos cada. De tarde, os vídeos começaram a ser exibidos a partir das 13h30. Cada sessão tinha a presença de aproximadamente 150 alunos da escola, além de professores e pais dos protagonistas do projeto.
 
Curta-metragem, ou simplesmente curta, é um filme de duração inferior a 30 minutos, havendo, no entanto, que para quem o classificar estabeleça um padrão variável de mais ou menos dez minutos.
 

Segundo a Agência Nacional do Cinema (ANCINE) em sua Instrução Normativa 22, anexo I, a definição de Curta-Metragem é dada a filmes de até 15 minutos, Média-Metragem para filmes com tempo acima de 15 minutos e até 70 e Longa para filmes com mais de 70 minutos.

  • Nenhum registro encontrado
Dê sua opinião!

 

 

 
Carregando
 
 
 
 
 

Prefeitura de Osvaldo Cruz

Praça Hermínio Elorza, nº448, CEP: 17700-000 - Telefone: (18) 3528-9500

Todos os direitos reservados