Osvaldo Cruz, Terça, 22 de Janeiro de 2019

publicado em: 17/03/2011 às 12h03:

Faculdade Municipal investe em qualidade de cursos

Em 2011 foram abertos cursos em Tecnologia. Número de alunos matriculados é o dobro de 2009

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) e Giuliano Panvéchio (MTb.: 46.291/SP) - Assessoria de Imprensa

05ecebf36c2a5f0a8095ddfb85fdb992.jpg

A Faculdade Municipal “Professora Wanda Bastos” (Polo Presencial de Educação à Distância da Universidade Anhanguera / Uniderp), apostou este ano na abertura de novos cursos e, com recursos da Prefeitura de Osvaldo Cruz, também tem investido em melhorias da estrutura da unidade local.

A novidade para 2011 está na oferta de cursos de Graduação Superior em Tecnologia às sextas-feiras e aos sábados (horários diferenciados). Os cursos com novos horários e vagas abertas são de Graduação Superior em Recursos Humanos; Graduação Superior em Marketing; Graduação Superior em Logística e Graduação Superior em Gestão Pública, todos com duração de dois anos.

“O ano 2010 terminou positivo para a Faculdade Municipal, que foi criada e mantida pela Prefeitura de Osvaldo Cruz e, por conta dos desafios que tivemos no ano, foi um balanço muito bom, que culminou em formatura de turmas e abertura de novos cursos”, avaliou o coordenador do polo local, Acácio Henrique Tolentino.

Somente no início deste ano, cerca de 190 novos alunos ingressaram na instituição por meio de vestibular que, ao lado dos veteranos, somam aproximadamente 450 universitários. O número de matriculados em 2011 é o dobro de 2009.

Para receber os novos alunos, a Prefeitura de Osvaldo Cruz, mantenedora da Faculdade Municipal, investiu em novo laboratório de informática, novo acervo bibliotecário, adaptações de acessibilidade e sinalização de trânsito nas imediações do prédio, compra de quatro notebooks para uso pedagógico, datashow.

Além disso, o convênio entre a Prefeitura e a Universidade Anhanguera/Uniderp foi renovado no ano passado, mediante lei aprovada pela Câmara Municipal.

“A Faculdade Municipal Wanda Bastos tem um papel importante hoje na qualificação, na transmissão de conhecimento às pessoas e nos comprometemos a ampliar os cursos que possam atender a necessidade do mercado local”, comenta o prefeito Valter Luiz Martins, que recebeu em fevereiro do corpo docente da instituição uma lista com demandas para investimentos.

No primeiro semestre deste ano será realizada a colação de grau de turmas dos cursos de Serviço Social, Ciências Contábeis e Gestão de Marketing, contemplando cerca de 80 formandos.

Avanço em 2010

Em 2010 foram 70 alunos formados pela Faculdade Municipal “Professora Wanda Bastos”, sendo 32 no primeiro semestre e 38 no segundo, que podem ofertar mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho de Osvaldo Cruz e até mesmo de outros municípios.

“A Faculdade Municipal oferece condições para que muitas pessoas do nosso município e da microrregião, que talvez nunca tenham tido oportunidade de ingressar num ensino universitário, o façam de maneira produtiva e com acessibilidade financeira”, destacou o coordenador.

A Faculdade

Em funcionamento desde 2007 e apresentando ótimos resultados à comunidade local, o Polo Presencial da Uniderp/Anhaguera e a Faculdade Municipal “Professora Wanda Bastos” mantida pela Prefeitura de Osvaldo Cruz já colhe bons frutos no aspecto de inclusão social.

Hoje o polo presencial conta com quase 450 alunos divididos em oito cursos (Serviço Social; Gestão em Ciências Contábeis; Gestão e Marketing de Pequenas e Médias Empresas; Pedagogia; Gestão Hospitalar; Gestão em RH; Gestão Pública; Logística).

Com a proposta de oferta de cursos na modalidade de ensino à distância (EAD) através de cursos não só para o mercado de trabalho, mas também para contribuir com o desenvolvimento de Osvaldo Cruz e região, a Faculdade Municipal “Professora Wanda Bastos” tem cursos superiores com certificação pelo Ministério da Educação onde os alunos pagam pouco menos de R$ 100 mensais. O restante da mensalidade é custeado pela Prefeitura de Osvaldo Cruz, através da secretaria municipal de Educação.

A ajuda e o incentivo da parceria entre o município e a Universidade Anhanguera são decisivos para promoverem inclusão social e gerar empregos e renda a quem já se formou.

“No nosso entendimento, o grande diferencial da Faculdade Municipal de Osvaldo Cruz primeiro é permitir que pessoas possam voltar ao ambiente escolar universitário, porque nesta modalidade telepresencial você tem tudo isso à sua disposição, agregando recursos de mecatrônica com outro diferencial que é a redução de mensalidades pela nova logística do ensino universitário, o que permite ter ensino de qualidade a preço baixo”, acrescentou Tolentino.

A Faculdade Municipal está localizada na rua Ádamo di Pietro, 295, Jd. Paraíso. Mais informações pelo telefone (18) 3528-5288.

Como é o método EAD

A forma como os alunos assistem aulas contempla dois momentos distintos. Num deles o acadêmico assiste e interage de maneira “online” e em tempo real com professores nas mais variadas disciplinas atreladas a cada curso ofertado.

Num segundo momento, o aluno realiza novas tarefas pedagógicas com o apoio de professores locais, todos com habilitação em suas áreas de atuação.

“Penso que esta é uma saída de sucesso para favorecer pessoas que não têm condições de pagar uma mensalidade comum. O ensino a distância favorece uma parcela da população com necessidade de educação porque estamos incluindo cidadãos na sociedade e isso é inclusão social, que é o grande diferencial”, concluiu Acácio Tolentino.