Osvaldo Cruz, Sexta, 19 de Outubro de 2018

publicado em: 17/08/2011 às 17h32:

Osvaldo Cruz inicia curso do Via Rápida Emprego

Turma de 30 alunos teve a primeira aula do curso de Informática Básica nesta segunda-feira, 15

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa - Colaborou: G1

13a4fd9d2fbf0fe5710aee5da983d520.jpg

A primeira turma do curso de Informática Básica do programa Via Rápida Emprego teve a sua aula inaugural na manhã desta segunda-feira, 15, em sala na Escola Técnica (Etec) Amin Jundi.

São 30 alunos inscritos no curso que tem duração de 200 horas/aula (aproximadamente dois meses). Segundo a coordenadora do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Fernanda Colatto Lopes, em outubro o programa dará início ao curso de Técnico em Vendas também com 30 vagas disponíveis.

Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de SP. A seleção será feita pela Secretaria e usará critérios como idade, escolaridade, renda familiar, priorizando quem estiver desempregado.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.viarapida.sp.gov.br. Mais informações no PAT de Osvaldo Cruz, na avenida José Siqueira, 20-A ou pelo telefone (18) 3529-1100.

O programa

O Via Rápida Emprego é um programa da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Estado de São Paulo para qualificação profissional através de cursos gratuitos.

A proposta do programa é oferecer capacitação profissional básica, por meio de cursos de curta duração, para pessoas com baixa qualificação, facilitando a inserção no mercado de trabalho e a geração individual de renda. São oferecidos mais de 130 cursos, com duração de um a três meses.

Os candidatos selecionados receberão material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120 por mês. Os desempregados sem seguro desemprego ou benefício previdenciário também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso, podendo receber o total de R$ 330.

“As pessoas capacitadas não estão paradas, pode ter certeza disso. As pessoas que não tiveram a oportunidade de se capacitar terão agora e eu acredito que antes do fim da capacitação elas estarão empregadas”, adianta o prefeito Valter Luiz Martins.

Valtinho ainda destaca que Osvaldo Cruz é uma das cidades com o menor índice de desemprego da Nova Alta Paulista e esse programa, em parceria com o governo do Estado e a Etec Amin Jundi, deve melhorar os números do emprego na cidade.