Osvaldo Cruz, Terça, 20 de Novembro de 2018

publicado em: 02/12/2010 às 17h35:

Ação Global atende a mais de 24 mil pessoas em OC

Evento foi realizado pelo SESI/FIESP, em parceria com a TV Globo e a Prefeitura de Osvaldo Cruz

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) e Giuliano Panvéchio (MTb.: 46.291/SP) - Assessoria de Imprensa - Colaboraram: SESI/SP e TV Fronteira

949901ef7b2ae6a09e7d334f15a6c9b9.jpg

O SESI/FIESP (Serviço Social da Indústria/Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a Rede Globo e sua afiliada na região, a TV Fronteira divulgaram um balanço dos atendimentos na Ação Global Regional, realizada em parceria da Prefeitura de Osvaldo Cruz no município no último sábado, 27.

Ao todo, foram realizados quase 80 mil procedimentos (entre atendimentos nas áreas de saúde, cidadania, entre outras) e passaram pelo local 24.505 pessoas. Dessas, mais de 350 eram de cidades vizinhas, que tiveram ônibus disponibilizados pelas prefeituras de seus municípios.

“Somente na área da saúde houve quase 5 mil procedimentos, o que, sem dúvida nenhuma, atingiu o objetivo estabelecido tanto pela Rede Globo e TV Fronteira como pelo SESI/FIESP e como pela Prefeitura”, comemorou o prefeito Valter Luiz Martins.

Para que o evento pudesse acontecer, 1.006 voluntários de Osvaldo Cruz, Presidente Prudente e São Paulo trabalharam nos bastidores na organização, montagem de estrutura, atendimento e divulgação.

Quem passou pelo local teve a oportunidade de mudar o visual com corte de cabelo, retirar documentos, obter informações a respeito de programas da prefeitura, receber orientações jurídicas de advogados e atendimentos de muitos profissionais na área da saúde.

“Achei esse evento muito importante. Estou com meus dois filhos e eles vão fazer a avaliação [física] pra saber como anda a saúde. Eu acho que deveria haver sempre”, avalia Edicléia, que estava na fila de atendimento do setor de saúde.

A população também pôde conferir atrações no palco do Conjunto Esportivo entre dança, música, teatro e espetáculo circense.

Um dos pontos mais emocionantes da Ação Global Regional ficou por conta do casamento comunitário, em que 14 casais puderam regularizar sua situação civil e receberam a bênção do pastor Paulo César da Silva, da Igreja do Evangelho Quadrangular e vice-presidente do Conselho de Pastores da cidade, e do padre Marcos Leite de Azevedo, pároco local.

Durante o ano, dez edições da Ação Global Regional foram realizadas no estado de São Paulo e a de Osvaldo Cruz foi a última de 2010.

Objetivo

O desafio é em um único dia mudar o destino de milhões de pessoas. É assim quando ocorre a Ação Global Nacional e o desafio proposto para Osvaldo Cruz, numa das etapas regionais: um mutirão de solidariedade composto por casamento coletivo, orientação nutricional, feira de serviços na área de saúde, orientação jurídica, retirada de documentos e muito lazer, esporte e cultura, entre outros serviços.

De acordo com o coordenador regional do SESI em Presidente Prudente, Laércio Doglas Rodrigo, a Ação Global pretende resgatar a cidadania de pessoas que ainda estão à margem da sociedade e por isso o evento pretende o acesso a direitos que são essenciais a todos.

"Em um mesmo dia e local, é possível emitir documentos e receber atendimento médico e odontológico. Tudo isso ao som de música ao vivo e paralelamente a atividades de lazer, educação e esporte", disse Laércio.

Em dia de Ação Global, pessoas que normalmente não têm a chance de ir ao médico ou ao dentista, por razões financeiras ou falta de tempo, recebem consultas gratuitamente. E nos casos em que forem diagnosticadas doenças que necessitam ser tratadas com urgência, há o encaminhamento imediato.

O que é a Ação Global?

Realizada desde 1995, a Ação Global já beneficiou mais de 12,4 milhões de pessoas e prestou mais de 35 milhões de atendimentos. Por seu impacto e abrangência, a iniciativa tem funcionado como um termômetro das necessidades da população.

Pesquisa do SESI mostra que 66,4% das pessoas que buscam os serviços da Ação Global têm renda familiar inferior a dois salários mínimo.

O programa, que prestou mais de 25 milhões de atendimentos desde a sua criação, em 1995, dá uma importante contribuição ao desenvolvimento sustentável do país.