Osvaldo Cruz, Terça, 23 de Julho de 2019

publicado em: 02/05/2011 às 17h38:

Casa de Apoio completa dois anos em Marília

Osvaldocruzenses que se tratam em hospitais de Marília podem descansar e se alimentar na Casa

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

888ee29a3cf0157af165fe063d5b217f.jpg

A Casa de Apoio ao Cidadão, da Prefeitura de Osvaldo Cruz, instalada na cidade de Marília, completou dois anos de funcionamento na última quinta-feira, 28 de abril. Para comemorar a data, o Fundo Social de Solidariedade promoveu nesta terça-feira, 3 de maio, uma solenidade no local com a presença de autoridades e pacientes.

Um almoço marcou a confraternização e, depois, um bolo de aniversário foi servido para encerrar os festejos.

Inaugurado em 2009, o órgão atende a pacientes e familiares que se tratam em hospitais de Marília e não têm onde descansar ou se alimentar após as consultas, antes do retorno a Osvaldo Cruz.

Ao longo desses dois anos de funcionamento, o órgão atendeu a aproximadamente 20 mil pessoas, tendo uma média de 50 pessoas por dia. São investidos cerca de R$ 7 mil por mês no sustento da casa, que dispõe dos serviços de refeição, cozinheiras, nutricionista, enfermeiros e também o serviço de transporte de pacientes, sem contar a infraestrutura oferecida no local com sala de estar com TV, quartos com camas e banheiros com chuveiro, além de um cantinho de oração.

“A Casa foi planejada para receber pacientes que são trazidos a Marília, cujas especialidades não são atendidas em Osvaldo Cruz, e para dar a eles um tratamento especial. O atendimento é totalmente gratuito”, salienta o secretário de Saúde, Luiz Sérgio Mazzoni.

Para o prefeito Valter Luiz Martins, o investimento visa melhorar a qualidade de vida dos pacientes que fazem tratamento de saúde naquela cidade e que há a possibilidade de implantação do projeto em outras localidades. “Outras cidades que, porventura, tiverem prestando serviços do SUS [Sistema único de Saúde] para o nosso município poderão ter também um local de apoio. Em Jaú, onde os pacientes que se tratam de câncer são encaminhados, existe uma casa não do município de Osvaldo Cruz mas que recebe a todos os pacientes. Mesmo assim, há a possibilidade de estudarmos um local naquela cidade”, ressalta.

A Casa de Apoio ao Cidadão funciona na rua João Valverde, 138, no Bairro Fragata, em Marília. Mais informações podem ser obtidas no Fundo Social de Solidariedade de Osvaldo Cruz ou pelo telefone (18) 3528-1090.