Osvaldo Cruz, Segunda, 18 de Fevereiro de 2019

publicado em: 16/03/2011 às 00h22:

Católicos preparam festas do Dia de São José

Prefeitura entrega certificado de quitação a famílias do IPTU Social durante as festividades

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa - Colaborou: Wikipédia

c40a499f04d579139c3cd6b6c418906a.jpg

Neste sábado, 19, Osvaldo Cruz comemora o dia de seu padroeiro, são José. E para festejar a data, a Prefeitura, em parceria com a comunidade católica local, prepara uma grande festa na noite anterior, sexta-feira, 18.

O evento tem início às 20 horas com a entrega de certificados de quitação às famílias beneficiadas com o IPTU Social, na praça Lucas Nogueira Garcez, em frente à Igreja Matriz de São José.

“O IPTU Social beneficia pessoas com imóveis de até 60m² que fizeram o requerimento no ano anterior. Outro grupo de famílias beneficiadas é o das que têm renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 817,50). Outros beneficiados são os moradores das comunidades das vilas Esperança e Cavaru”, avalia o secretário de Administração e Finanças do município, Ener Alves da Cunha.

A data da entrega dos certificados do IPTU Social às famílias beneficiadas foi escolhida em consonância com o dia do santo que é considerado protetor das famílias.

Após a solenidade, haverá show gratuito na avenida Brasil com a Banda Almanaque.

Programação religiosa

A comunidade católica de Osvaldo Cruz preparou uma extensa programação para celebrar o dia do padroeiro da cidade.

As festividades terão início na quarta-feira, 16, com celebração na Igreja Matriz de São José, às 19h30, sob coordenação da Renovação Carismática Católica (RCC) e com o tema “José: exemplo de vida e juventude”.

No dia 17, quinta-feira, às 19h30, será realizada a reflexão do tema “São José, patrono dos trabalhadores”, coordenada pelo grupo dos Marianos. Às 19h30 da sexta-feira, 18, os grupos do Encontro de Casais com Cristo (ECC) e da catequese trabalharão unidos o tema “São José, padroeiro das famílias”.

“Queremos que as famílias sintam o encanto que são José pôde marcar na família sagrada de Nazaré e fazer com que elas redescubram a figura do pai, do esposo, como figura de equilíbrio dentro de casa e, assim, completamos o tríduo em homenagem ao padroeiro”, explica o pároco local, padre Marcos Leite de Azevedo.

A comunidade católica local prepara ainda procissão pelas ruas da região central no sábado, 19, após missa marcada para as 17 horas. Para completar as festividades religiosas, haverá quermesses no Salão Paroquial nos dias 19 e 26.

Mais informações no expediente paroquial pelo telefone (18) 3528-1136, em horário comercial.

O santo

Nascido em Belém da Judeia no século I a.C., José é um personagem célebre do Novo Testamento bíblico, marido de Maria, a mãe de Jesus Cristo. Segundo a tradição cristã, era pertencente à tribo de Judá e descendente do rei Davi, de Israel. No catolicismo, ele é considerado santo e chamado de São José.

Segundo a Bíblia Sagrada, José foi designado por Deus para se casar com a jovem Maria, que era uma das consagradas do Templo de Jerusalém, e passou a morar com ela e sua família em Nazaré, uma localidade da Galileia. Era carpinteiro de profissão, ofício que teria ensinado ao filho (por adoção), Jesus Cristo.

Não se sabe a data aproximada de sua morte, mas ela é presumida como anterior ao início da vida pública de Jesus, iniciada aos 30 anos.

São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado "protetor da Igreja Católica Romana"; por seu ofício, "padroeiro dos trabalhadores" e, pela fidelidade à sua esposa, como "padroeiro das famílias", sendo também padroeiro de muitas igrejas e lugares do mundo.