Osvaldo Cruz, Segunda, 24 de Junho de 2019

publicado em: 19/05/2010 às 18h24:

OC disputa Dia do Desafio com cidade cubana

Evento pretende mobilizar aproximadamente 15 mil pessoas com exercícios físicos ao longo do dia

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa - Com informações do SESC/SP

c79209cf7d47aa775eccd490d58528ea.jpg

Osvaldo Cruz participa nesta quarta-feira, 26, do Dia do Desafio (Challenge Day) e a disputa é contra a cidade cubana de Corralillo, na província de Villa Clara. Esta é uma ótima oportunidade para se movimentar e fazer exercícios físicos em pelo menos uma parte do dia. O prêmio: maior qualidade de vida para você mesmo.

A secretaria municipal de Cultura, Esportes e Turismo pretende mobilizar aproximadamente 15 mil pessoas com atividades físicas ao longo do dia e convoca a participação de estudantes das redes municipal e estadual de ensino, instituições, empresas, igrejas e a comunidade em geral.

A participação é livre e pode-se registrar a atividade física realizada individualmente ou em grupo (mesmo que nas empresas) na secretaria de Esportes pelo 3528-6420 e ajudar a cidade a contar pontos.

Qualquer atividade física é válida. De uma simples caminhada, dança ou ginástica laboral a atividades esportivas como natação, ciclismo ou futebol, por exemplo.

Objetivo

Segundo informações do SESC (Serviço Social do Comércio), organizador do evento no Brasil, o objetivo do Dia do Desafio é reunir pessoas de todas as idades a fim de envolvê-las em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, na tentativa de mobilizar a maior porcentagem de participantes, tendo como base de cálculo o numero oficial de habitantes dos municípios.

“A competição é apenas estímulo à participação! Os vencedores são os cidadãos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário”, diz a nota.

Como funciona

As cidades inscritas são agrupadas em sete categorias, de acordo com o número oficial de habitantes. Osvaldo Cruz faz parte da categoria 3, de sete, que compreende cidades de 20 mil a 49.999 habitantes. Segundo estimativas do IBGE, o município possui atualmente 31.461 habitantes.

Um sorteio eletrônico estabelece o desafio entre duas ou três cidades da mesma categoria, que disputam para mobilizar o maior percentual de habitantes.

Após o encerramento das atividades, os Coordenadores Regionais, informam os resultados de cada cidade na área restrita do site do Dia do Desafio (www.sescsp.org.br/diadodesafio), até as 12 horas do dia 27 de maio. As informações são do SESC/SP.

Adversária

A adversária de Osvaldo Cruz na disputa do Dia do Desafio em 2010 é a cidade cubana de Corralillo, na província de Villa Clara, região centro-norte do país a cerca de 250 quilômetros a leste de Havana. A cidade possui uma população de aproximadamente 26.577 pessoas.