Osvaldo Cruz, Terça, 23 de Julho de 2019

publicado em: 20/09/2010 às 17h00:

OC recebe evento para conselheiros tutelares na terça e quarta

Membros de Conselhos Tutelares e Conselhos de Direitos de 25 cidades devem estar presentes

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa - Colaborou: Wikipédia

c0420c676af103b2549a836cc010e607.gif

Osvaldo Cruz sedia nestas terça e quarta-feiras, dias 28 e 29 respectivamente, a “Escola e Capacitação de Conselheiros” no salão nobre da Faculdade de Educação de Osvaldo Cruz (Feocruz).

O evento, voltado para membros dos Conselhos Tutelares e Conselhos de Direitos de Osvaldo Cruz e região, abrangendo 25 cidades (de Bastos a Panorama), será realizado das 8h30 às 17h30 e tem por objetivo promover um curso de capacitação a conselheiros tutelares, com certificação ao final, gratuitamente.

O curso é composto de dois módulos e proferido por uma equipe da Associação de Conselheiros Tutelares do Estado de São Paulo (ACETESP), vinda da capital. O primeiro será ministrado neste evento. O segundo será passado aos inscritos no evento em Junqueirópolis, no mês de outubro.

Mais informações pelo telefone (18) 3528-3636 (falar com Adriana ou Sula) ou pela internet no site: www.escoladeconselhos.com.br.

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanharem as crianças e os adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso.

Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (Estado, comunidade e família), o Conselho goza de autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.

Os Conselhos Tutelares surgiram com a criação da Lei Nº. 8.069, de 13 de julho de 1990. Esta Lei é conhecida como Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

"Considera-se criança, para os efeitos desta lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade" (art. 2º).

No Brasil, os Conselhos Tutelares são órgãos municipais destinados a zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Sua competência e organização estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (artigos 131 a 140).