Osvaldo Cruz, Sábado, 24 de Agosto de 2019

publicado em: 24/05/2012 às 15h34:

Osvaldo Cruz enfrenta cidade boliviana no Dia do Desafio 2012

Evento acontece no dia 30 e quer incentivar a atividade física em toda população

Giuliano Panvéchio (MTb.: 46.291/SP) - Assessoria de Imprensa - Colaborou: João Paulo Ferrari / Ocnet

fb5fd6b3403dad337846dcd930cf8b73.jpg

Osvaldo Cruz já sabe quem será a cidade adversária no “Challange Day”, o Dia do Desafio 2012.

O sargento da Polícia Militar, Luiz Alves da Silva, coordenador das atividades do “Challange Day” em Osvaldo Cruz, informa que o Dia do Desafio ocorrerá na próxima quarta-feira, 30. Tradicionalmente o evento é realizado na última quarta-feira do mês de maio de todo ano.

Após duas reuniões com o Serviço Social do Comércio (Sesc) em Presidente Prudente e o Sesc Pinheiros em São Paulo, foram definidos detalhes e neste ano, a adversária de Osvaldo Cruz será a cidade de boliviana de Puerto Suárez, que conta com 25 mil habitantes.

“Vamos nos empenhar para conseguir a vitória. O lema da competição deste ano é ‘Você se mexe e o mundo mexe junto’. O objetivo é sempre promover a saúde e qualidade de vida no mundo inteiro”, diz Silva.

Em 2011, Osvaldo Cruz venceu o Dia do Desafio contra a cidade mexicana de Tarimoro.

O município conseguiu envolver 17.273 pessoas em pelo menos 30 minutos de atividades físicas, o que corresponde a 55,9% de sua população, enquanto Tarimoro envolveu 55,7% de seus habitantes.

Programação para 2012

Segundo o sargento Luis, neste ano haverá mudanças na programação.

O Dia do Desafio começa cedo, logo às 6h30 no dia 30, funcionários da indústria Capezio farão uma caminhada com início defronte à praça Lucas Nogueira Garcez, acompanhada de ciclistas.

Em seguida, às 8 horas, defronte também à praça Lucas Nogueira Garcez, a Escola de Formação de Soldados da Polícia Militar, o Tiro de Guerra (TG 02-089), escolas e outras entidades participam de atividades de axé e em seguida fazem caminhada para outras áreas.

“Vamos aproveitar também aquelas pessoas que têm hábito da caminhada no estádio, no centro de lazer da antiga Fepasa e no Parque do Povo. Estaremos nesses locais onde passaremos dicas de progressão, queima de calorias e trabalho da biomecânica em pistas para evitar lesões em solos acidentados”, completa o sargento Luiz, ao lembrar que a participação de cada um deve ser registrada.

Aqueles que quiserem colaborar com Osvaldo Cruz podem formar grupos durante o evento e serão contabilizados pelos professores de Educação Física da organização.

O que é o Dia do Desafio?

No Dia do Desafio qualquer atividade física é válida. De uma simples caminhada, dança ou ginástica laboral a atividades esportivas como natação, ciclismo ou futebol, por exemplo.

O Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (Tafisa), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O Sesc-SP coordena o evento no continente americano desde o ano 2000.

Crédito da foto: Daniel Torres