Osvaldo Cruz, Sexta, 1 de Agosto de 2014

publicado em: 23/08/2012 às 15h00:

210 casas começam a ser erguidas na região nordeste da cidade

Novo conjunto habitacional deve ser entregue aos moradores até o final de 2013

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

c0f47c2eb08ad1ca8f3a2784c9c2dfb7.jpg

Osvaldo Cruz começa a ganhar um novo conjunto habitacional na região nordeste da cidade, o “Osvaldo Cruz I”.

A Constrinvest Construtora e Comércio, de Presidente Prudente, vencedora da licitação, deu início às obras de construção das 210 casas populares do novo bairro, que está sendo erguido ao lado dos conjuntos Agostinho Caliman e Augusto Stofaletti.

Em março deste ano a Prefeitura assinou convênio no valor de aproximadamente R$ 14,5 milhões com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para a construção das novas moradias.

“O Conjunto Habitacional Osvaldo Cruz I já está em obras. Se Deus quiser, até o final do ano de 2013 estaremos entregando 210 unidades novas”, disse o secretário de Estado da Habitação, Silvio Torres, ao lembrar da conclusão e entrega do Conjunto José Valter Seviero, na saída para Sagres, em outubro do ano passado.

Outra informação importante é que as famílias que atualmente vivem em áreas de risco têm garantida uma unidade entre as novas moradias e não são incluídas no sorteio. “As demais [famílias], fazem as inscrições, entram no sorteio e preenchem vagas inclusive de suplentes”, destacou o secretário municipal de Administração e Finanças, Ener Alves da Cunha. A previsão de abertura das inscrições é para o final deste ano e as casas devem ser entregues em aproximadamente 15 meses.

O bairro deve contar com toda infraestrutura implantada como asfalto, guia, sarjeta, água e esgoto coletado e tratado. O projeto adianta ainda que as casas terão piso e azulejo na cozinha e banheiro, dois quartos e aquecedor solar.

Lotes urbanizados

No mês de maio a Prefeitura assinou junto ao Governo do Estado de São Paulo um protocolo de intenção para a construção de 210 outras unidades habitacionais na cidade.

A empreitada faz parte do programa denominado “Casa Paulista”, de lotes urbanizados, e Osvaldo Cruz é uma das primeiras cidades a fazer investimento nesse novo projeto.

Nesse projeto, a Prefeitura entra com a doação de área e, por meio de convênio com o governo paulista (no valor aproximado de R$ 10 mil por lote), implanta a infraestrutura do local com galerias de águas pluviais, rede de saneamento e coleta de esgoto, rede de energia elétrica, guias de sarjeta e calçamento, pavimentação asfáltica e paisagismo.

Por se tratar de 210 lotes, o governo de São Paulo liberará recursos da ordem de R$ 2 milhões para Osvaldo Cruz.

“Depois de feita a infraestrutura, a família que precisa de uma moradia recebe R$ 6 mil do governo estadual para iniciar a construção da casa própria”, explicou o secretário Silvio Torres. A Caixa Econômica Federal também disponibiliza financiamentos particulares no programa “Minha Casa, Minha Vida”, para a obra.

As novas moradias devem ser construídas na área que pertencia à família Trovó, na região leste da cidade, ao lado dos conjuntos habitacionais Augusto Stofaletti, Agostinho Caliman e Osvaldo Cruz “I”, que teve as obras iniciadas no final de junho. O projeto prevê, ainda, a transformação de parte do início da estrada da Jangada em uma avenida. Ainda não há data para o início das construções.

“Nós da Secretaria da Habitação, através da Casa Paulista e da CDHU, estamos procurando atender a essa demanda tão grande por casa que tem Osvaldo Cruz e toda a região, que tem ainda muito a ser atendida dado ao fato de que está em uma nova fase e precisa de apoio do governo”, finalizou Silvio Torres.

Crédito da foto: Daniel Torres