Osvaldo Cruz, Quarta, 16 de Janeiro de 2019

publicado em: 17/11/2011 às 10h16:

CDHU e Prefeitura entregam 101 casas na saída para Sagres

Famílias têm até 30 dias para ocupar as moradias

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

089bd404c02cd0320ed469de70b4c9bf.jpg

Os 101 mutuários do Conjunto Habitacional “José Valter Seviero” (Osvaldo Cruz H) receberam neste sábado, 12, as chaves de suas novas residências. A solenidade de entrega do novo bairro foi realizada pela manhã e contou com a presença de autoridades como o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) e o secretário-adjunto da Habitação, Marcos Penido.

“Foi uma luta, um trabalho de união de forças e superação juntamente com a CDHU, o governo do Estado de São Paulo e a Construpac, empresa que realizou toda a mão de obra. E hoje temos a realização de um sonho, com as famílias finalmente podendo entrar na casa própria”, declarou o prefeito Valter Luiz Martins.

Com 43,18m² de área construída, as casas possuem dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. A CDHU investiu R$ 4,1 milhões nas moradias que contam com algumas melhorias no padrão de construção como sistema de aquecimento solar para água do chuveiro, pé direito ampliado de 2,4m para 2,6m, piso cerâmico em todos os cômodos, forro de PVC, além de calçadas na frente das casas e paisagismo.

“Recomendamos aos moradores que zelem por suas casas, que mantenham em dia as suas prestações e que este não é um produto de comércio. Não se pode vender, não se pode alugar. Aqui nós estamos efetivamente realizando o direito da casa própria e direito não se vende, não se comercializa”, orientou o secretário-adjunto de Habitação, Marcos Penido.

As famílias têm um prazo de até 30 dias para ocupar as casas.

Após a entrega, as centenas de pessoas presentes na solenidade assistiram ao show da dupla sertaneja osvaldocruzense Cândido & Gabriel, que fechou com chave de ouro a festa da entrega do novo conjunto habitacional.

Sonho

Para os moradores que receberam as chaves das casas, o dia foi de emoção e festa.

“É emocionante porque pago aluguel há 15 anos e sempre acreditei que um dia eu teria a minha casa própria e hoje estou realizando esse sonho”, comemorou Maria Sandra Bezerra.

As obras de compensação pelo atraso na entrega das moradias também agradaram os beneficiados. “A casa é muito mais do que eu esperava e a prestação é baixa, eu vou poder pagar algo que é meu, diferente do aluguel”, diz a moradora que é divorciada e tem um casal de filhos.

Atraso

Após aproximadamente três anos de atraso, finalmente o Conjunto Habitacional “José Valter Seviero” foi entregue.

O imbróglio se deu depois que o Ministério Público interveio em função da empreiteira e a administração anterior da cidade terem sido apontadas como responsáveis pelo emprego de itens abaixo dos padrões de qualidade determinados pela licitação da obra. A paralisação se deu em 2007 e a obra só foi retomada em 2009.

“Também houve atraso com relação às chuvas, período em que não foi possível adiantar a parte de galerias, de guias de sarjeta, pavimentação, houve realmente um certo atraso”, admitiu o secretário municipal de Obras , Edson Yoshimitu Sugawara.

Como compensação às famílias contempladas com residências no conjunto devido ao atraso das obras, a CDHU apresentou que outros itens foram acrescentados ao projeto original, como aquecedores solares, azulejos em banheiro e sanitários e infraestrutura completa de água, galerias, esgoto, energia elétrica, asfalto e, quando necessário, muros de arrimo.

Uma das residências encontra-se inacabada por ser considerada para a promotoria como prova das irregularidades. Sendo assim, no sábado foram entregues 101 unidades habitacionais. A última casa será concluída após o encerramento do processo sobre o caso e a liberação por parte da Justiça.