Osvaldo Cruz, Quarta, 16 de Janeiro de 2019

publicado em: 26/01/2012 às 14h36:

OC busca viabilizar construção de novas moradias populares

Conjunto que teria 285 casas teve redução de 80 unidades; prefeito busca compensação em novo bairro

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

13b57713650121ca147a56c355e704b9.jpg

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) informou ao prefeito Valter Luiz Martins, na semana passada, que das 285 casas populares que seriam construídas em novo conjunto habitacional a ser erguido na região nordeste da cidade, foi confirmado convênio para a construção de aproximadamente 205.

O número de unidades habitacionais teria sido reduzido em razão da existência de minas d’água na área destinada às novas casas.

“Houve uma redução de 80 moradias, o que significa muita coisa por se tratar de quase 25% do total do que a Prefeitura tinha a intenção de construir. Como a demanda de Osvaldo Cruz é muito grande, nós temos em torno de 2 mil famílias aguardando moradia popular, isso para nós é uma perda enorme e não podemos ficar com esse prejuízo”, declarou o prefeito.

Em até 30 dias o Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo (Graprohab) deve viabilizar emissão das escrituras por lote e, a partir daí, o município terá autorização da CDHU para realizar a licitação a fim da construção das unidades habitacionais.

O prefeito adiantou que o município busca junto ao governo do Estado a autorização para um novo conjunto habitacional como compensação pela redução do número de casas do novo bairro a ser erguido.

“Nós temos área para isso e vou pedir ao secretário da Habitação [Silvio Torres] mais 150 casas, porque as 80 que não serão construídas agora já estavam liberadas e ele [Silvio] tinha liberado outras 40 para áreas de risco e nós poderemos, em vez de um novo conjunto, ter a construção de dois”, salientou Martins.

O prefeito aguarda audiência na capital no início de fevereiro para viabilizar o projeto.