Osvaldo Cruz, Terça, 17 de Setembro de 2019

publicado em: 12/12/2011 às 18h45:

OC promove segunda etapa da elaboração do plano local de habitação

Documento deve direcionar a política de habitação do município pelos próximos dez anos

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

c77adbfc5faa68f40a55b4fe604d4954.jpg

A Prefeitura de Osvaldo Cruz organizou nesta segunda-feira, 12, na Sala de Multiuso da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Integrado, a 2ª Audiência Pública para a elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS), com o objetivo de apresentar o diagnóstico habitacional do município.

O evento contou com a presença de profissionais e representantes de entidades civis, que discutiram os passos sequenciais, iniciados em julho deste ano, para o plano que conduzirá a política habitacional do município pelos próximos dez anos. O município tem, atualmente, um déficit de aproximadamente mil unidades habitacionais.

Etapas

O processo de elaboração do PLHIS consiste em três etapas. A primeira é a proposta metodológica, a segunda o diagnóstico do setor habitacional e, por fim, as estratégias de ação, que resultarão em um conjunto de diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor da habitação de interesse social da cidade.

“Nessas audiências estaremos discutindo o planejamento da construção de casas populares pelos próximos dez anos, sobre o tipo de unidade, onde elas serão construídas, qual a demanda da população elas devem atender”, explica Lúcio Dias Filho, projetista da empreiteira Construpac, empresa responsável pela consultoria do projeto na cidade.

O plano é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação Interesse Social (SNHIS), do Ministério das Cidades, e serve como pré-requisito para aquisição de recursos para novas construções, requalificação de domicílios já existentes, porém precários e manutenção de áreas de lazer junto ao Governo Federal.

“Os municípios têm prazo até 31 de dezembro para apresentar o plano de habitação”, emenda Dias Filho, indicando também que o PLHIS também faz parte das exigências do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

A data da terceira audiência pública ainda não foi marcada, mas a nova reunião deve ocorrer nas próximas semanas.