Osvaldo Cruz, Quarta, 19 de Junho de 2019

publicado em: 17/04/2013 às 19h33:

Silvio Torres confirma 210 moradias do Casa Paulista para OC

Investimento do Governo do Estado na obra das casas deve se aproximar de R$ 2 milhões

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

460340ac52243232f39c7ec2b60a7828.JPG

Em visita a Presidente Prudente na última quinta-feira, 11, o secretário de Estado da Habitação, Silvio Torres encontrou-se com prefeitos das regiões da Alta Sorocabana e da Nova Alta Paulista para audiências e assinatura de convênios.

Durante o evento, realizado no Centro Cultural Matarazzo e intermediado pelos deputados estaduais Mauro Bragato (PSDB) e Reinaldo Alguz (PV), o prefeito interino de Osvaldo Cruz, Edmar Carlos Mazucato (PSDB), recebeu do secretário a confirmação de mais 210 unidades habitacionais na região nordeste da cidade.

Acompanhado do vereador Adilson Brás Ballardini (PV), da arquiteta Cássia Andréa Gimenes Otoboni Luz, do departamento de Engenharia da Prefeitura e do diretor do Escritório Regional de Planejamento do Governo do Estado de São Paulo (Erplan) em Presidente Prudente, Valter Luiz Martins, Mazucato entregou ainda ao secretário solicitações referentes à construção de muros de arrimo no conjunto habitacional Alberto Lang e à implantação do programa Cidade Legal, que prevê a regularização de lotes e residências em bairros da cidade.

A empreitada faz parte do programa denominado “Casa Paulista”, de lotes urbanizados, e Osvaldo Cruz é uma das primeiras cidades a fazer investimento nesse novo projeto.

Nesse projeto, a Prefeitura entra com a doação de área e, por meio de convênio com o governo paulista (no valor aproximado de R$ 10 mil por lote), implanta a infraestrutura do local com galerias de águas pluviais, rede de saneamento e coleta de esgoto, rede de energia elétrica, guias de sarjeta e calçamento, pavimentação asfáltica e paisagismo.

Por se tratar de 210 lotes, o governo de São Paulo liberará recursos da ordem de R$ 2 milhões para Osvaldo Cruz.

“Depois de feita a infraestrutura, a família que precisa de uma moradia recebe R$ 6 mil do governo estadual para iniciar a construção da casa própria”, explicou o secretário Silvio Torres. A Caixa Econômica Federal também disponibiliza financiamentos particulares no programa “Minha Casa, Minha Vida”, para a obra.

As novas moradias devem ser construídas na área que pertencia à família Trovó, na região leste da cidade, ao lado dos conjuntos habitacionais Augusto Stofaletti, Agostinho Caliman e Osvaldo Cruz “I”, que teve as obras iniciadas no final de junho. O projeto prevê, ainda, a transformação de parte do início da estrada da Jangada em uma avenida. Ainda não há data para o início das construções.

“Nós da Secretaria da Habitação, através da Casa Paulista e da CDHU, estamos procurando atender a essa demanda tão grande por casa que tem Osvaldo Cruz e toda a região, que tem ainda muito a ser atendida dado ao fato de que está em uma nova fase e precisa de apoio do governo”, finalizou Silvio Torres.

Osvaldo Cruz I

Já está em construção na mesma região, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), do governo paulista, o conjunto habitacional “Osvaldo Cruz I”, que contará com outras 210 moradias.

A Constrinvest Construtora e Comércio, de Presidente Prudente, vencedora da licitação, deu início às obras ao lado dos conjuntos Agostinho Caliman e Augusto Stofaletti em agosto do ano passado. A previsão é que as casas sejam entregues em aproximadamente 15 meses.

Em março de 2012 a Prefeitura assinou convênio no valor de aproximadamente R$ 14,5 milhões com a CDHU para a construção das novas moradias.

Outra informação importante é que as famílias que atualmente vivem em áreas de risco têm garantida uma unidade entre as novas moradias e não são incluídas no sorteio.

O bairro deve contar com toda infraestrutura implantada como asfalto, guia, sarjeta, água e esgoto coletado e tratado. O projeto adianta ainda que as casas terão piso e azulejo na cozinha e banheiro, dois quartos e aquecedor solar.

Crédito da foto: Daniel Torres