Osvaldo Cruz, Sexta, 21 de Setembro de 2018

publicado em: 19/05/2011 às 11h08:

Meio Ambiente promove reunião com catadores

Reunião é primeiro passo para criação de associação que fará parte da coleta seletiva do lixo

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

ad4a7cb83214276ddf917e75613e13fb.jpg

A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Osvaldo Cruz promove às 15 horas desta quinta-feira, 19, a primeira reunião com catadores de material reciclável cadastrados no programa de Coleta Seletiva do Lixo. O encontro é o primeiro passo para a formação de uma associação que ficará responsável pela coleta de recicláveis na cidade dentro do programa a ser implantado no início do segundo semestre.

Na semana passada a secretaria realizou o cadastramento de aproximadamente 70 profissionais, com a finalidade de organizar o setor que deve atuar como parceiro no programa municipal de coleta seletiva do lixo, lançado em março e a ser implantado em junho.

“O objetivo da reunião é esclarecer a todos que fizeram o cadastro como funcionará a associação, quais as obrigações, os direitos, a maneira que a coleta será realizada de porta em porta”, relata a coordenadora do programa de coleta seletiva de lixo em Osvaldo Cruz, Rose Nogueira, ao explicar que as orientações serão repassadas por representantes da Dalmas Assessoria, empresa responsável pela implantação do programa na cidade.

Ouça a entrevista de Rose Nogueira:

Rose informa ainda que os profissionais que ainda não se cadastraram na secretaria do Meio Ambiente para participar da seleção de catadores de recicláveis para a formação da associação podem procurar a secretaria para fazê-lo. O alvo do cadastramento são todas as pessoas que trabalham ou pretendem trabalhar na coleta de materiais recicláveis (papelões, papéis, garrafas plásticas e latas, entre outros).

O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 13h30 às 17h até esta sexta-feira, 6. Mais informações pelo telefone (18) 3528-9508, na secretaria do Meio Ambiente.

Seleção

A associação de catadores de materiais recicláveis de Osvaldo Cruz será formada por um grupo de 30 profissionais e, por esta razão, haverá uma seleção entre os cadastrados na secretaria do Meio Ambiente, segundo critérios pré-estabelecidos.

“Os critérios são priorizar pessoas que são arrimo de família, pessoas com mais idade, as que já trabalham no ramo e queremos resgatar a dignidade dessas pessoas formando essa associação para que elas recebam o valor justo pelo trabalham que fazem”, justifica Rose.

Os que não forem selecionados para fazerem parte da associação formarão uma lista de espera, segundo classificação.

Vale lembrar que os profissionais são autônomos e não possuirão vínculo empregatício com a Prefeitura ou com qualquer outra empresa.