Osvaldo Cruz, Terça, 20 de Novembro de 2018

Sua Opinião?

Qual o maior desafio da nova administração?

publicado em: 25/10/2018 às 12h05:

Nos últimos 12 anos Osvaldo Cruz plantou, em média, 500 árvores

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente visa 15 mil árvores a partir deste ano

Tamanho da letra A- A+

 
4a785556fadc15759c59c37c0c45aa3f.jpeg

É observado, muitas vezes, a retirada de árvores em determinados locais do município, porém, por outro lado, são realizados diversos trabalhos de plantio.

Nos últimos 12 anos Osvaldo Cruz plantou mais de 6 mil mudas, o que representa cerca de 500 árvores por ano. Os números são referentes ao período de 2005 a 2018, e que até o final deste ano devem ser ainda maiores.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a partir de 2018, já em fase de planejamento, serão plantadas mais 15 mil mudas para fins de pagamento do passivo (reposição necessária) florestal do município.

A maior parte do plantio de mudas foi realizada na área rural. Na cidade, a política adotada é o plantio com critérios e planejamento em locais carentes de árvores. No último ano foram plantadas 250 mudas, que somam ao trabalho permanente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

"O tempo é necessário para a formação dos espaços verdes. É o caso do bosque com 400 árvores que plantamos numa área do Conjunto Augusto Stofaletti, na região leste, entre o Sotei Furugen e o residencial Aurides Cavallini (34 unidades) próximos ao Tiro de Guerra. Lá já é possível a comunidade usufruir de um bosque muito agradável", disse a engenheira ambiental do município, Silvana Maciel.

Outra área carente de arborização onde houve planejamento e plantio de mudas é a rua Santa Cecília, com 23 árvores em formação desde o ano passado. Entre os residenciais Beija-Flor e Figueiras é a rua Antônio Gabau, onde foram plantadas 35 árvores nativas.

"O local já tem calçadas ecológicas e onde pretendemos que seja formada uma floresta urbana. Depois poderemos levar o projeto para outros espaços. Nesse trecho não há fiação elétrica e é possível o plantio de árvores de grande porte. As copas dessas árvores tendem a se encontrar e formar um espaço de muita sombra", destacou Silvana Maciel.

Outro exemplo de planejamento no plantio de árvores é o canteiro da avenida Antônio Francisco Monteiro, no Jardim Paraíso, local onde a Prefeitura plantou 75 árvores de várias espécies entre nativas, frutíferas e ornamentais.
  • Nenhum registro encontrado
Dê sua opinião!

 

 

 
Carregando
 
 
 
 
 

Prefeitura de Osvaldo Cruz

Praça Hermínio Elorza, nº448, CEP: 17700-000 - Telefone: (18) 3528-9500

Todos os direitos reservados