Osvaldo Cruz, Quarta, 16 de Janeiro de 2019

publicado em: 13/06/2012 às 18h16:

PAT realiza aula inaugural do curso de mecânica

Curso gratuito tem duração de quatro meses e pretende qualificar 40 candidatos entre 16 e 30 anos

Daniel Torres (MTb.: 51.540/SP) - Assessoria de Imprensa

0cfa7beca3c453d102c46f57296290c2.jpg

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Osvaldo Cruz deu início ao curso de mecânica, em parceria com a Prefeitura, o Rotary Clube de Osvaldo Cruz-Califórnia e a Auto Mecânica Marani, na noite desta segunda-feira, 11, na Sala de Multiuso da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Desenvolvimento Integrado.

O curso, que conta com 40 vagas para pessoas entre 16 e 30 anos, é gratuito e tem duração de 160 horas/aula num período de quatro meses. “Os candidatos foram divididos em duas turmas, cada uma contendo 20 pessoas. Uma turma será de injeção eletrônica e a outra de suspensão, alinhamento e freio”, explica a coordenadora do PAT local, Fernanda Colato Lopes.

Para o empresário Sérgio Marani é importante capacitar ainda mais a mão de obra na área de mecânica em Osvaldo Cruz. “Nosso objetivo é treinar esse pessoal para que no dia de amanhã possam se tornar profissionais qualificados que sirvam a cidade e sustentem as suas famílias”, relata Marani ao lembrar que dispõe dos profissionais da empresa para aulas teóricas (Ricardo para injeção eletrônica e Gilmar para suspensão, alinhamento e freio) e a oficina para aulas práticas.

Já para o representante do Rotary Clube de Osvaldo Cruz-Califórnia, José Antônio Pereira, o curso é a oportunidade de mais pessoas aprenderem uma profissão e, assim, ingressarem no mercado de trabalho. “Existem outros projetos como de pintores de parede, mecânica de veículos pesados, que colocaremos à disposição dos parceiros para qualificar os novos profissionais e proporcionar a essas pessoas oportunidade de emprego”, adianta José Antônio.

Entre os 40 alunos há apenas uma mulher, mas o ‘universo masculino’ não desencoraja a jovem de 21 anos de lutar em busca do sonho de ter uma qualificação profissional. “Se você tem vontade de crescer na vida profissional e diz ‘não é só homem na área’, você faz qualquer coisa. É só ter força de vontade, espontaneidade que o resto a gente vai conquistando aos poucos”, opina Abigail Francisca da Silva, que se especializa em injeção eletrônica.

“A capacitação e o treinamento são fundamentais. Não dá para dizer que uma pessoa vai conseguir emprego se não estiver preparada para chegar lá e dar conta do recado”, observa o prefeito Valter Luiz Martins ao mencionar que esse tipo de iniciativa busca despertar nos jovens do município o interesse de especialização em segmentos que carecem de profissionais, além de permitir que esse jovem especializado possa também iniciar um empreendimento próprio no futuro.

“Espero aproveitar bastante o curso de agora, garantir bastante conhecimento para, mais para frente, crescer bem mais. Hoje posso começar como auxiliar de mecânico, amanhã posso ser profissional da área e por aí vai, garantindo o conhecimento não só nisso, mas em outros cursos que eu possa fazer porque, hoje, sem qualificação a gente não é nada”, finaliza Abigail.

As aulas são ministradas de segunda a quinta-feira, das 19h30 às 22 horas, na EMEFI “Profª. Carmen Nápoli de Castro”. Mais informações sobre cursos de capacitação profissional podem ser obtidas no PAT de Osvaldo Cruz, na avenida José Siqueira, 20-A, ou pelo telefone (18) 3529-1100.

Crédito da foto: Daniel Torres