Osvaldo Cruz, Sábado, 19 de Janeiro de 2019

publicado em: 01/07/2015 às 15h38:

Ambulatório de Saúde Mental volta à avenida Magay

Antigo posto da Vila São José vai ser transformado em Residencia Terapêutica

16ac2f0afdd907abdce3ab667a548743.JPG

O ambulatório de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Osvaldo Cruz voltou ao seu antigo local na avenida Magay n.161 no Jardim América.

Os pacientes já recebem atendimento da equipe multidisciplinar formada por psiquiatra, psicólogos e auxiliares desde esta segunda-feira, 29.
O local passou por reforma com recursos do município da ordem de R$ 100 mil do Ministério da Saúde e mais R$ 4 mil com recursos do município para adequação de salas, equipamentos de acessibilidade e outros itens.
Durante o período da reforma os pacientes passaram a ser atendidos no antigo prédio do posto de saúde da Vila São José, defronte ao cemitério municipal. Com a construção do novo posto do bairro, o prédio estava vago e foi ocupado temporariamente pelo ambulatório. Agora a Secretaria Municipal de Saúde pode ampliar o recurso que deverá ser utilizado também para assistir a população que precisa de serviços na mesma área.
Na região próxima ao cemitério há dois prédios da Prefeitura vagos, onde a ideia é implantar equipamentos voltados também a Saúde Mental.

O antigo posto da vila São José será transformado em Residência Terapêutica para o atendimento imediato de oito pacientes com doenças mentais e que são oriundos do IPT (Instituto de Psiquiatria de Tupã), que deverá ser desativado.
Já nas proximidades da Residência Terapêutica a Prefeitura deverá instalar onde hoje está a creche Yaeko Sasaki o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), onde os internos da Residência Terapêutica e outros pacientes receberão também atendimento.
A creche Yaeko Sasaki deverá ser deslocada de seu atual endereço para uma nova creche escola que foi construída com recursos federais e está localizada na Vila São José, próxima ao Tiro de Guerra e deverá ser inaugurada ainda este ano.

As adequações do espaço onde será Residência Terapêutica estão previstas para o segundo semestre deste ano. O prédio da creche Yaeko Sasaki também deverá ser adaptado para receber o Caps assim que a nova creche escola for entregue também no segundo semestre de 2015.